segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cohab Velha II


Virando as baterias agora para outro lado da cidade.: COHAB Velha.Esta região da Macondo Sertaneja já foi falada por aqui. Tanto é que coloco o texto original e que foi postado há menos de um ano.

Trazendo apenas como “novidades” fotografias do local e seu entorno, feitas em janeiro de 2010, e aí o leitor, caso queira, poderá fazer suas comparações. Particularmente, deu certo trabalho encontrar casas que ainda mantivessem alguma semelhança com sua arquitetura original.

COHAB Velha
Texto originalmente postado neste blog em 16 de junho de 2009.

Uma fotografia obtida no álbum do Orkut do Cláudio Cardoso de Melo, meu colega de GVM e também dos tempos que trabalhei na Divisão de Confecções da Agro Fabril Mercantil.

A imagem é de um grupo de amigos, talvez num domingo à tarde, num convescote bebericando e petiscando algumas coisas.

O que chama atenção, para mim, nesta fotografia, são as casas da primeira COHAB de Delmiro Gouveia, ainda num estágio em que não haviam sido substancialmente modificadas. No inicio todas eram branquinhas, com uma pequena varanda na parte da frente, sala, cozinha, dois quartos e um banheiro social, e também todas tinham um pequeno quintal ladeado por uma cerca simples de madeira.

Esta COHAB foi construída nos de 1969/70. E da época de sua construção lembro-me dos altos montes de areia, que enquanto construíam, a molecada aproveitava para brincar deslizando-os por cima deles. Assim como também era bastante divertido brincar de esconde-esconde ou cowboy. Quando falo em molecada, eram os meninos que moravam ali pelos lados da Rua da Matriz (meu caso) e das ruas adjacentes: Correios e Palmeirinha. O Ailton Moreira, que de vez em quando comenta aqui no blog, era um deles. Não sei se ele se lembra disto.

Voltando à fotografia. Creio que se trata da última Rua da COHAB. Pois o grupo de pessoas aparece sentado ao fundo das casas e ao longe se vê também parte das simples residências que formavam a rua que leva até o cemitério novo. Não reconheço todas as pessoas que aparecem. Mas alguns eu consegui identificar:

O segundo casal sentado à esquerda é o Cláudio e a Socorro e no lado direito temos o Bira (que está segurando um copo) e logo atrás (de roupa branca) sua esposa Elza. O Bira também foi meu colega na primeira seção que trabalhei na fábrica: a Expedição da Camisaria. Eu o conheço desde maio de 1976. E acho que não o vejo desde 1981. Creio que ainda resida na nossa Macondo.

Deixo agora com vocês algumas perguntas:

Quais suas lembranças da antiga COHAB? Consegue identificar as demais pessoas que aparecem nesta imagem? Quantas casas foram construídas inicialmente? Lembra de algumas pessoas que moraram por lá? Quem eram estas pessoas? O que havia exatamente no centro da COHAB? E neste grupo de pessoas aí que estavam comemorando?

No entorno da Cohab: Rua lateral: casa do seu João Vieira, um dos primeiros caminhoneiro da cidade, e pai do Gilmar "Cabeção" e do Juarez.
Primeira rua da Cohab
Vista Lateral da Cohab. Onde hoje é esta praça ficava o antigo marco/monumento, denominado de "tartaruga" pela molecada da vizinhança.
a mesma praça vista um pouco mais ao longe.
Casa na última rua da Cohab. Uma das poucas a manter características originais.(foto feita à noite)
Também na última rua. Outra casa ainda com ares de original
Outra casa. A casa ao lado totalmente reformada é do nosso amigo Edson "Borracha".
Vista parcial tomada da última rua da Cohab. As casas que aparecem ao fundo são da rua que dá acesso ao cemitério Novo. (observação: notaram que há cabras pela cidade inteira?)
Rua que dá acesso ao cemitério. Numa das primeiras casa desta rua morava o "Américo Carvoeiro", um "louco manso e culto(diziam)"
Vista da última rua da Cohab Velha. Neste terreno em frente tinha um campinho de futebol, onde foi revelado o Cláudio"Pelezinho para muitos. Anos depois ele chegou a jogar no Fluminense do RJ.
Praça Padre Cícero, ao lado da Cohab.
Rua Central da Cohab. Nesta ficava o antigo Centro Social Urbano. Morava nela: Carlinhos de Nêga e as irmãs Brandão Alda e Tita. Todos nossos colegas no Ginásio Vicente de Menezes.
Rua Central novamente.

Vista parcial da última rua.

9 comentários:

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Sei não, mas acho que aqule menino da primeira foto, vestido de calção e mão na cintura, é o Borracha.

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Mas esse tal suposto massacre, se aconteceu, foi a 73 anos. E tal crime já prescreveu. Em vez de se ocupar com suposto crime acontecido a 73 anos contra a tal comunidade católica, que tal a OAB se ocupar com os crimes cometidos hoje pela igreja católica e não 73 ou 200 anos atrás? Poderiam invetir contra as campanhas anti-preservatiovos da igreja católica e contra a proteção que a igreja católica dá aos padres pedófilos.

Eduardo Menezes disse...

E muito pouco provável que esse menino da foto seja o Borracha, porque quando ele tinha essa idade morava na Lagoinha.
Só por curiosidade: Borracha é conhecido na Lagoinha por Zeto.

Eduardo Menezes disse...

Não sei o que esse negócio dos Direitos Humanos tá fazendo nesse blog, não tem nada haver com a história... Ou é ignorância minha?

Aliás, o nome dessa organização tá errado. O correto seria DITREITO DOS “MANO”, pois, eu só vejo esse pessoal defender bandido que levou uma boas lapadas da polícia. Nesse momento correm todos pra cadeia pra defender os “bichinhos” das injustiças sociais. Em vez disso eles deveriam amparar as famílias vítimas da violência e ajudar a manter os bandidos mofando na cadeia.

César Tavares disse...

O comentário sobre o massacre aposto em diversos blogs como "spam". Poderia ter deletado. Mas sempre acho que deletar seja "censura". Como não há ofensas pessoais é apenas uma reivindicação por uma causa antiga, resolvi deixá-lo. Mesmo sabendo que nada tem a ver com o propósito do nosso blog.

O menino não é borracha. Pq o Cláudio que aparece na foto e já é um adolescente quase adulto era nosso colega de turma no GVM. O Edson "Zeto-Borracha" tem idade aproximada a nossa.

Genilson disse...

César,

O nome de Pelezinho que foi revelado nesse campinho é Renato e jogou no Fluminense/RJ, como lateral-esquerdo.

Luiz Reginaldo Silva disse...

Este mesmo Renato jogou também no Botafogo do Rio pelo um bom tempo e alguns outros clubes do eixo Rio-São Paulo.

No Fluminense foi reserva do Branco(aquele da seleção tetra campeã de 1994) por um bom tempo, na época em que jogou ainda nos anos oitenta teve uma discreta passagem sofrível.

Na cidade de Delmiro era considerado celebridade por jogar em um grande time, principalmente do Rio de janeiro e sua familia que morava em algum povoado da região com a ascensão do filho passaram a morar na área urbana com a fama e o prestigio de ser jogador de futebol.

Tinha o Renato alguns outros irmãos jogadores só que amadores jogando futebol no campeonato da cidade de Delmiro e da vizinha Paulo Afonso/BA.

Abraços.

César Tavares disse...

Não sei pq na minha cabeça o nome do menino que jogava bola era Cláudio. Mas se o Genilson que o conheceu tão bem, acho que até lembra que o motorista da sudene, pagava algo como se fosse hoje um real para cada gol marcado pelo craque, e o Reginaldo tb diz que é Renato então é Renato mesmo. Será que um dos irmãos do Renato não era chamado de Cláudio? A legenda da foto não será corrigida, pq se for os comentários do Genilson/Luiz ficarão "soltos".

Anônimo disse...

Esse Renato que todos falam é o Renato Martins, Lateral esquerdo??, ele Jogou Aqui no Vitoria-Ba na epoca de 1992 e 1993, fui assistir alguns jogos, e meu Tio, falecido Mauro Pastor, alguns devem conhecer, era muito amigo dele, tenho atpe uma foto dos dois, irei manda para o Cesar postar no Blog, Um abraço..

Leo