quarta-feira, 1 de abril de 2009

Recantos Delmirenses: Bar do Bode.

Olá César,

Estive em Delmigo Gouveia e fiz essas imagens do famoso Bar do Bode. É impressionante é que ele ficar de domingo a domingo nessa labuta...

Marcos
“Nada pode me fazer mal, a ser que eu permita”



O Marcos Lima nos envia hoje duas fotos de um recanto delmirense que eu ainda não conheço:Bar do Bode

Pelas imagens parece-me ser local bastante pitoresco. Sei, apenas, que um bode assado com cerveja gelada não é coisa para se enjeitar. É uma arte.

Complementando o ensejo posto também (copiado da net) uma receita de bode assado. Só não sei por que tem que ser um bicho capado?

Agora é com vocês. Exatamente onde fica este bar? Quais suas coordenadas geográficas? O dono do pedaço quem é? Seus habituées. Enfim vamos prolongar a história...


Receita de Bode Assado

Ingredientes:
1 traseiro (cerca de 3kg) de carne de bode capado

3 pitadas de pimenta-do-reino moída

1 pitada de cominho moído

óleo de milho ou soja (o quanto baste)

sal a gosto


Preparo:
Abra a carne em manta contínua com um dedo de altura. Passe sal fino nas duas superfícies da manta e leve para secar ao sol por cerca de ½ hora cada lado. Misture o óleo com a pimenta-do-reino e pincele sobre a manta. Corte-a em 10 pedaços e leve cada um à grelha, que deve estar a cerca de 30cm do braseiro. Deixe grelhar por 15 minutos de um lado e mais 8 do outro. Sirva acompanhada de aipim ou inhame cozido e farofa de manteiga de garrafa com farinha de mandioca.

Fonte: Viver Bahia

11 comentários:

Gi Bertolazo disse...

Hum... gostaria de experimentar! =)

Eduardo Menezes disse...

O melhor bode da cidade...

No povoado Lagoinha tem o Bar de Chiquita onde tem um bode muito bom também.

César Tavares disse...

Comi muita carne de bode na infância e quando morava na casa do meu avô. Pois no quintal da mesma vô Augusto complementava a parca renda familiar com abate de animais. Na época não estava ainda em funcionamento o matadouro. Então quando a carne "bamburrava"(André eis aí outra expressão para o vocabulário delmirense) era então destinada ao consumo doméstico. Então comum tb se comer buchadas em pleno meio da semana.

O Ailton deve lembrar que o meu avô vendia, pois de vez em quando eu fazia a entrega para D.Mazé(sua mãe) e nas casas vizinhas aos correios.

Os marchantes eram um tanto solidários. Pois por vezes meu avô vendia ou comprava a carne que sobrava do João Marcelino que morava na casa de esquina perto da casa do Padre.

Ailton disse...

Lembro sim César, durante muito tempo foi em frente a sua casa (casa do seu Augusto)um dos nossos pontos de encontro nas tardes quentes antes da pelada no campinho da igreja e a noite para os comentários do dia. O quintal da casa dos seus avós, Sr. Augusto e D. Carlota, fazia fundo com o quintal dos meus avós, D. França e seu Chiquinho. Algumas vezes fui no quintal da sua avó e ficava deslumbrado com a parreira que ela tinha, lebra disso? Olha que eu desejei muitas vezes chupar aquelas uvas. Mas nem uma roubadinha naquelas uvas eu consegui, sem maldade, claro!!! rssss.
Abraço a todos.

Lima 51 disse...

Esse “Bar do Bode” fica na Rua Delmiro Gouveia, nosso amigo aew como já dito antes fica de domingo a domingo cortando e assando. A carne de bode servida assada como petisco, conquistou o paladar da clientela. Eu comi bode pela primeira quando entrei no fisco e fui trabalhar em DG junto com meus amigos Jacques Damasceno e Emiliano.
Outros lugares onde o bode é bom:
Restaurante Mocotó, São Paulo, SP (Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100, Vila Medeiros, 11/2951-3056; Cc: todos). Na Zona Norte da cidade, o chef Rodrigo Oliveira serve um atolado de bode elogiável, com visual francês e gosto de sertão.
Restaurante da Mira, Recife, PE (Avenida Dr. Eurico Chaves, 916, Casa Amarela, 81/3268-6241). A casa na periferia serve caldo de bode como se fosse cafezinho, além de guisado e buchada.
Buchada do Gago, Garanhuns, PE (Rua Mariano Filho, 1, Vila do Quartel, 87/3761-3894). O bar é mais que modesto, mas prepara a melhor buchada de bode do país.
Carne-de-sol do Picuí, Maceió, AL (Avenida da Paz, 1140, Jaraguá, 82/3223-5313, picui.com.br; Cc: todos, Cd: todos). Transforma tudo em carne-de-sol: há nove variações, inclusive a de bode.
Cá em Maceió estou viciado em degustar pelo menos uma vez na semana carne de carneiro que é tudo que há, Eu recomendo.
Acrescento ainda que é uma carne excelente para os imunodeprimidos e o leite de cabra é excelente para as crianças alérgicas ao leite de vaca.
Perguntas:
Amigos, vocês que são especialistas em gastronomia bodística, é verdade que não comemos o bode e sim o cabrito que é a cria e tem a carne mais tenra, afinal qual a diferença entre bode, carneiro e cabra??
Alguém sabe qual a cidade mais "bodística" de Alagoas??

Eduardo quando for a DG vou lá ao povoado Lagoinha no Bar de Chiquita provar do bode dela também.

Abraços

Eduardo Menezes disse...

Lima,

Chiquita é muito conhecido e o bode dele também.

Atanção: Eu disse "dele". Chiquita é "ele" e não "ela", rsrsrs...

E bom apetite.

Ailton disse...

Ai AI AI!!! Pensei que a Chiquita era uma CABRA, mas é um BODE???!!!

César Tavares disse...

Ailton por incrível que pareça eu não alcancei o pé de uva botando assim. Quando cheguei em junho/69 era uma planta "velha" e só soube da fama. E olha que uva naquela época era algo raro e portanto bastante caro naqueles sertões.

Lima 51 disse...

Eduardo, me enganei...

Vou lá no Chiquita então.

Aliás, você que é especialista em gastronomia bodística, responda-me:

1)É verdade que não comemos o bode e sim o cabrito que é a cria e tem a carne mais tenra,
2)Qual a diferença entre bode, carneiro e cabra??
3)Qual a cidade mais "bodística" de Alagoas??

Abraços.

Eduardo Menezes disse...

Bom... vamos ver...

1 - Nunca ouvi falar nisso, nem acho que seja verdade.

2 - O bode é o macho da cabra, geralmente o pêlo é liso, possuem chifres direcionados para fora e costumam ter uma barba. Os filhos são cabritos.
O carneiro é o macho da ovelha, tem o pelo mais ondulado (lã) e os chifres geralmente enrolados, não tem barba. Os filhos até 6 meses são chamados de cordeiro, de 7 meses a 1 ano são os borregos, depois disso são carneiros.

3 - Não sei. Mas já comi um bode muito bom em Santana do Ipanema.


Acho que Luiz Orleans poderia fazer um complemento muito bom sobre esse assunto.

Luiz Orleans disse...

Caríssmos e caríssimas... O ano de 2009 começou meio doido: mudança de emprego, apartamento por alugar, ainda tem o efeito climático; aliás, o clima "pirou" ou a gente colocou o telhado no lugar da sapata [risos]? Enfim, a melecada é geral, e toma tempo para a gente consertizar [preferia concertizar com "c", soaria mais melodioso]. Mas, deixando a profundidade de lado [Belchior e Vanderly, na Cantoria de São Gabriel-BA, junho próximo), atendendo a uma provocação do querido Eduardo-cara-de-Falcão [risos], quero só apontar umas observações sobre bode: 1) Bode bom é bode amarrado; 2) Se é para comer, tem que alguém segurar a corda para outro abater; 3) O melhor bode que eu comi foi em Cabrobó, num "pega-bêbo" chamado Sarapó, em frente à entrada da cidade [só que lá você vai comer o defunto bode, e pode virar bode-defunto, por conta das balas perdidas], onde as moscas chegam primeiro e têm-se que competir com elas - ganhei delas, tracei a comida após duas abanadas...; 4) Carne de bode boa está nas costelas do infeliz: pegue a costela e quebre-a, de maneira que facilite a limpeza, espalhe sal grosso, cubra a vasilha com um pano limpo, só isso; 5) Ah! tem um segredinho meu: além do sal grosso espalhar alecrim, fica muito bom, uma iguaria, depois, lógico, levar ao fogo que pode ser o de um fogão a gás. Detalhe: quando for lavar a carne, deixar apenas por 3 minutos em água com gotas de limão, para não perder o sangue-fresco, mas tirar a "inhaca". Alguns amigos me chacotearam quando afirmei que um determinado bode, servido em um restaurante de ponta-de-rua de Barreiras-BA, era de criatório a base de capim. Por que esta minha afirmação? Bom a carne do bode possui a fragrância das ervas e folhagens que consome. Pelo que eu já constatei e ouvi de uma boa quantidade de pessoas amantes da carne de bode, cabrita e afins, a melhor carne, então, apresenta-se como a dos animais criados no Raso da Catarina. Da minha parte, bode bom é bode preso, e quem puder segurar a corda da cabrita, se apronte. Do correspondente em Soterópolis, Luiz Orleans.