terça-feira, 6 de abril de 2010

Estação do Talhado (o que restou...)

O texto e imagens da postagem são de autoria do nosso colaborador: Adailton da Silva Melo.

Caro César,

Boa tarde!

Passei por Delmiro Gouveia esta semana e no retorno resolvi passar na antiga estação do Talhado, e me deparei com uma triste realidade.
A estação fica a uns 1.500m da rodovia que liga DG a Olhos D´Água do Casado, nas proximidades da ponte sobre o riacho de mesmo nome.

Na minha infância era uma construção de encher os olhos de qualquer um. Pois encravada na caatinga, isolada das cidades, exibia ali sua beleza. Passei por ela centenas de vezes, quando ia de bicicleta para uma propriedade que meu pai tinha na localidade chamada “Jurema”. E que tinha seu limite ao sul com o Rio São Francisco. Além dessa estação, tinha também, mais a frente uma das pontes mais belas que já conheci. A mesma era também sobre o riacho Talhado. Era longa, toda de ferro e com desenhos fantásticos. Era uma obra de encher os olhos de qualquer engenheiro.

Mas, enfim, o tempo passou e como sempre o homem está destruindo aquilo que para nós já foi motivo de orgulho e nos deixando atônitos pela insensibilidade daqueles que detêm o poder público. E nada fazem além de enricar e proteger seus afilhados, jogando fora o que ainda resta de nossa memória,que em curto espaço de tempo ficará só em fotografias.

Pensando diferente e membro deste blog que se preocupa mais com o dia a dia dos delmirenses, resolvi fotografar o que ainda resta da estação e enviar para uma publicação. Sugerindo ao amigo convocar a população (principalmente os blogueiros)a lutarem junto ao poder público a fim de restauras a mesma e protegê-la enquanto é tempo, pois já estão mudando sua estrutura e criando porcos, pois lá agora tem gente morando próximo.

Quanto à ponte não deu para ir até o local que é um pouco mais distante, mas se algum amigo que visita esse blog pudesse ir lá ver a situação seria interessante.

Finalizo deixando aqui minha indignação e torcendo que juntos possamos fazer algo pela memória e cultura do nosso município, que, diga-se de passagem, pouco se fez até hoje.


Adailton







PS: Imagem complementar a texto do Adailton conforme explicado nos comentários.

5 comentários:

César Tavares disse...

Grato ao Adailto pelo material enviado. Espero que seu apelo/protesto gere resultados positivos. Boa sorte na empreitada.

Paulo da Cruz disse...

A estação do Sinimbu, se não mudou desde a última vez que a vi, também passa pela mesma situação. O problema é que as construções são de propriedade do governo da União, que acredito nem sabe se as possui. Se as municipalidades resolvessem encampar a sua restauração e manutenção creio que deveriam dirigir-se ao Patrimônio da União e solicitar a sua doação ou outra coisa que permitisse a execução de alguma obra de restauro. Creio que isso é o que foi feito em relação a estação da Pedra e a de Piranhas. A de Jatobá (Petrolândia) hoje dorme tranquila sob as águas do Velho Chico.

Anônimo disse...

Verdade Paulo, alem da estação de sinimbu, existe ou "existiu" tambem outra, se não me engano no povoado Gangorra, que fica depois do Sinimbu. Como vc falou as estações de: Piranhas,Olho d'agua do casado e Delmiro, foram restauradas e exibem ali sua beleza e sua História, deixando todo turista curioso e até perguntando, como numa época tão distante,(Século XIX) poderia construir num espaço de tempo tão pequeno, maravilhosa obra.Quanto as ruínas existentes o município poderia restaura-las e usá-las em benefício das comunidades como: Assossiação,Clube,creche,local de reuniões,acervo de fotos, enfim manteria seu projeto original e beneficiaria ainda a população.
VAMOS COBRAR!!! "PROJETO AMIGOS DE DELMIRO GOUVEIA" rsrsrs

Adailton

César Tavares disse...

Adailton/Paulo complementando a postagem do Adailton estou inserindo uma imagem da antiga estação de Olhos D`Água do Casado. Neste blog no post em homenagem ao Ivã Balbino há fotografias tb do mesmo lugar. Sendo que quando ele enviou as fotos o local estava mais bem cuidado do que agora em janeiro quando fiz a imagem. Ou seja: Não basta fazer a recuperação se não ocuparem o espaço com alguma atividade em pouco tempo se degrada.

Paulo da Cruz disse...

Adailton,
As estações eram: Piranhas, Olho d'Água, Talhado, Pedra, Sinimbu, Moxotó, Quixaba e Petrolândia.