segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Delmiro Gouveia: Antigas Caçadas

Caçadores da década de 60. Aparecem na foto: Valdomiro, Luiz Torquato, Joãozinho de Maroca, Nozinho Feitoza, desconhecido. Sr. Jaime da Fábrica, Doca, João Marceneiro e Braz(cozinheiro)


Continuamos ainda com as belas imagens enviadas pelo nosso colaborador Everaldo Feitoza. A temática básica é antigas caçadas em Delmiro Gouveia. Talvez, hoje em dia, o “esporte da caça” seja encarado como algo um tanto brutal. E em muitos casos seja uma atividade vetada pelos órgãos de preservação ambiental.

No entanto, em determinado período, era vista como algo “normal”. Não emito juízo de valor. Respeito os usos e costumes do período retratado. Acho importante deixarmos por aqui o registro histórico de um pouco do cotidiano dos antigos moradores da Macondo do Sertão.

Agora vamos ao que interessa: Os comentários dos leitores.


Joãozinho Maroca, Doca, João Marceneiro, Nozinho Feitoza e convidado da fábrica.
Braz cozinhando
Nivinha e convidado da fábrica. (quem seria o convidado?)
Caçadores da década de 60. Aparecem na foto: Valdomiro, Luiz Torquato, Joãozinho de Maroca, Nozinho Feitoza, desconhecido. Sr. Jaime da Fábrica, Doca, João Marceneiro e Braz(cozinheiro)

Identificados apenas: Braz(cozinheiro), Zé de Lino, Doca e Zequinha Urias.

Zizi Feitoza e João Marcineiro

14 comentários:

Paurílio disse...

Alguns delmirenses eram chegados a uma caçada. Aqui já foram postadas outras fotos de caçadores e sempre aparecendo em grupos consideráveis. Será que havia vantagem para todos eles, isto é, no final todos levavam para casa muita caça para compensar a fadiga? Ou faziam isso por puro esporte?

Eduardo Menezes disse...

Segundo meu pai, o convidado que está na 4ª foto, com Nivinha é Antônio de Justo, pai de Valdinha.

O cachorro que está por trás de Antônio de Justo, pela orelha, é o Cisco, rsrsrsrs...

...................

Acho que eles caçavam por esporte. Dizem que Nozinho Feitoza e sua turma exterminaram os caititus (porcos do mato) da região, rsrsrsrssss.

César Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
César Tavares disse...

Eduardo uma dúvida atroz: seria o cisco mesmo? Não poderia ser o "guerreiro" ou "vencedor"? Olhei para as orelhas do bicho realmente lembram as do "cisco"; Mas se olhares direito para o formato da mancha lombar talvez mude de ideia. rs rs rs

PS: Guerreiro e Vencedor era os nomes dos cães de propriedade do meu vizinho Sr.Manoel Olimpio(isto nos anos 70). Portanto talvez os que aparecem nas fotos desta postagem sejam ascendentes destes bravos delmirenses.

Mas qual a raça destes cães?

PS: Se Nozinho e turma exterminaram os caititus será as as rolinhas foram (quase) extintas pelas caçadas promovidas pelo Aristides Preto)pai do Zominho, Nêgo Fia, Tuxa e do famoso Sivinha(proprietário de um carrinho de madeira e grande tocador de gaita de boca)

21 de outubro de 2010 15:17

Edmo Cavalcante disse...

Por falar em caçada, me dá uma saudade do som alegre e genial do clarinete de seu Nozinho. Valeu pelas fotos, Everaldo!

Anônimo disse...

De caçadas eu nunca participei não. Mas de piqueniques no meio das matas delmirenses nos finais de semanas fui muitos. Junto com a família.Tinha parentes que vinham até de outras cidades para participar. Eles os adultos entravam mata a dentro e limpavam a área, quase sempre embaixo de Umbuzeiros. Era uma farra só.
Cleide.

Luiz Reginaldo Silva disse...

simplesmente belissimas estas imagens desses homens fantasticos e suas caçadas maravilhosas. muito bom registro por parte dos idealizadores de tão estimado assunto.

Luiz

Anônimo disse...

Os caçados não viam maravilha nenhuma nisso. rs... Isso me fez lembrar o filme O Planeta dos Macacos, onde os macacos eram os caçadores e os humanos eram as caças.

César Tavares disse...

Cleide seria interessante se conseguisse imagens destes piqueniques. Será que alguém os fotografou?

André disse...

Ave César...eu tava testando porque dia desses, aparecia uma página enorme pedindo para preencher muitas coisas, mas parece que agora voltou a ser como era antes. César e amigos, ano passado eu enviei algumas fotos obtidas com o saudoso "Ciço Pataxa", mal sabia eu que aquilo era uma despedida, pois poucos meses depois ele falecereia...dessas fotos, só conheço alguns de vista.

André disse...

Alguém aí falou nos filmes (pois teve seriado de TV também) dos planetas dos macacos, coincidentemente, tava assistindo de uma semana para cá no Youtube, os 05 primeiros originais (68, 70,71, 72 e 73). Lá tem eles completos e estão dublados em espanhol...nos anos 70, assim como em DG,no Brasil inteiro, esse seriado ficou famoso. Tinha até máscaras de carnaval com eles.

Anônimo disse...

Alguém sabe qual é a raça dos cães?

Bruna Soares - Só Dança.... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Soares - Só Dança.... disse...

Ola ...a bisavó do meu filho nasceu nessa cidade ...Filha da maria batinga ...gostaria de entrar em contato com o dono da pagina