quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Delmiro Gouveia: Imagens do Passado (por Everaldo Feitoza)

Vicente de Menezes(antigo proprietário da Cia Agro Fabril Mercantil) e componentes de um bloco carnavalesco/banda de música.

A postagem hoje é por conta do nosso novo colaborador: Everaldo Feitoza.

César favor divulgar estas fotos em seu blog....

Everaldo Feitoza


Ele abriu os baús familiares e nos enviou uma série de fotos do passado delmirense. Há um pouco de tudo. Desde fotos de caçadores, banda de música, casamento.....

Pela riqueza do material vou postar aos poucos. E assim “cevar” para render outras postagens.

O interessante, ao menos para mim, é olhar as fotografias com bastante calma, prestar atenção aos detalhes e fisionomias e assim ir puxando aos poucos por nossas memórias afetivas na tentativa de aplacar as saudades de uma determinada época e dos tantos personagens que habitaram o imaginário coletivo da nossa “Macondo Sertaneja”.

Agora é com vocês.

Joselina(filha de Xixiu), Aleide, Fátima, Dona Teté, Bernadete, Zé Carlos e Nozinho Feitoza
Zé Carlos Feitoza(filho de Nozinho Feitoza)
Antonio Feitoza e Salete
Padre Fernando, Antonio Feitoza e Salete(filha de Manoel Pereira)
Banda de Música e alguns acompanhantes: Lula Braga, Sr. Vicente Menezes, Iraci de Zé Pedrão, Quinca do Cavaquinho...) Será que vocês conseguem identificar mais alguém?

Estudantes do Primário. Entre eles Zé Carlos Feitoza. E as outras crianças alguém consegue distinguir algum rosto conhecido? Que prédio é aquele que aparece ao fundo?
Caçadores da década de 60: Valdomiro, Luiz Torquato, Joãozinho de Maroca, Nozinho Feitoza, desconhecido, Sr. Jaime da Fábrica, Doca, João Marceneiro, Braz(cozinheiro). Será que alguém identifica a pessoa que o Everaldo não conseguiu lembrar do nome?
]


Recife, 20 de outubro de 2010


O dinamismo do blog e seus participantes é algo interessante. Principalmente quando os fatos e fotos são de um período mais antigo. É natural e perfeitamente factível que as nossas memórias e lembranças aparecem por vezes um tanto enevoadas. Mas sempre surge alguém trazendo um complemento esclarecedor. Portanto, após alguns dias que da postagem deste texto, eis que o Eduardo Menezes nos traz informações colhidas na fonte da profunda e vivaz memória do seu pai Sr. Zito Menezes.

Eduardo Menezes disse...

O cara da primeira foto, com a banda carnavalesca não é o Vicente Menezes, é o Wilfrid Brocklebank. Um engenheiro inglês que substituiu meu avô na gerência da Fábrica, que tinha se afastado por motivo de doença, tuberculose, e não voltou mais.
Meu pai namorou com a filha dele, Kathleen Daey Brocklebank, em 1947. Vou mandar uma foto dela por email.
19 de outubro de 2010 22:01

A casa de D. Da graça, proprietária do Hotel Veneza, que fica na rua da Rádio Delmiro AM/FM (antiga Praça Manoel Monteiro) foi construída para ser a residência do Gerente da Fábrica, e quando o Wilfrid Brocklebank chegou a Delmiro o casa estava sendo construída, portanto ele foi o primeiro a morar lá.
20 de outubro de 2010 06:38

PS:: Por questão de coerência não modifiquei as legendas colocadas inicialmente. Portanto continuará sendo o "Vicente de Mezenes" quando na realidade é o Mister Wilfrid...


Kathleen Daey Brocklebank

33 comentários:

César Tavares disse...

Grato ao Everaldo por esta rica colaboração. Lembramos aos leitores que para melhor visualização basta clicar em cima das fotos.

Everaldo é primo do nosso colega de turma do GVM: Cleiton Feitoza. Grande figura delmirense e sempre presente nos encontros de turma.

Gi Bertolazo disse...

Lindas fotos. Aguçam as saudades das minhas próprias recordações. Preciso lembrar de escaneá-las para tentar eternizar o que o papel, já tão desgastado pelo tempo, quase não dá conta.

César Tavares disse...

Pois é Gi já é chegado o tempo de montar o seu blog com suas recordações. Depois é só avisar que linkamos por aqui.

Paurílio disse...

Meu pai está na foto da banda (Pedrinho Barbosa). Aliás, desconfio que seja ele, a foto é muito antiga - está bem no meio, com um cigarro, cabelos negros, tendo ao lado uma pessoa com uma clarineta. Também identifico Zé de Euclides (pai de Torinha) que aparece com meu pai na foto de um conjunto dos anos 40 e postada há algum tempo neste blog.

César Tavares disse...

Paurílio Achei esta foto especificamente fantástica. E lembrei logo de vc. Acho que o Paurílio vai identificar algumas pessoas. Dito e feito.

Paurílio disse...

César, pelas poucas figuras que conheço na foto, meu pai e Zé de Euclides, creio que ela é da década de 40, pois os mesmos parecem bem jovens. - Aliás, comuniquei-me com um irmão meu em Paulo Afonso para que ele mostre a fotografia a minha mãe e ela diga se de fato se trata do meu pai. No acervo de minha mãe não consta esse retrato. Pra mim é novidade.

Anônimo disse...

Fiquei contente que alguem tenha reconhecido algumas das figuras eu tenho muito mais fotos antigas, mandarei em breve para vc cesar...

quanto a pessoa em uma foto da banda sentado ao lado do Sr. Vicente Menezes com o clarinete é o meu pai (nozinho feitoza)naquele quadro que vc tem idade da pedra..

maria josé pitaguari pereira disse...

Olá cesar,que surprêsa esta foto da família feitoza,fomos vizinhos na rua 13 de maio na decada de 60 ,lembro-me muito bem das crianças aliás a idade das duas mais velhas,regulava com a minha.Quanto ao sr nozinho ,era um homen forte estava sempre com um macacão ,envolvido em seu trabalho ,se não me engano era um posto ou de gasolina ,tambem alugava bicicletas,muitas vezes nem cobrava, tambem ,enquanto êle tinha 4 filhos, o meu pai tinha uns 8 de qualqer forma foi muito bom rever pessoas que fizeram parte do nosso passado.É verdade que a Maleide faleceu? tomara que não e obrigado por me proporcionar momentos como êste.

César Tavares disse...

Everaldo fico no aguardo das outras. E em breve devo poblicizar as outras já recebidas.

Maria José os agradecimentos na verdade deve ser feitos a todos que colaboram com este blog e o fazem se manter a tanto tempo.

Paurílio disse...

Os Feitoza eram bons mesmo na música. Na foto antiga que Everaldo se refere, além do pai dele aparece também na banda o avô, seu João Feitoza.

Paurílio disse...

César, sobre a última fotografia, a dos caçadores, identifico Nozinho mas outros que cheguei a conhecer pessoalmente, não consigo identificar - Joãozinho de Maroca, Luiz Torquato e João Marceneiro.

Fábio disse...

César, bastante rico o material enviado por Everaldo.
Na foto estudantes do primário, o garotinho abraçado por uma moça, não é meu tio e seu primo Roberto( Bé ) Abraços
Fábio.

Paulo da Cruz disse...

Na foto da banda de música uma coisa que se destacou para mim foi os traços fisionômicos das mulheres que lá estão. A maioria apresenta características caboclas, fruto do cruzamento de europeus com indígenas. O antigo território do município de Água Branca abrigava remanescentes de 5 tribos, hoje reconhecidos pela Funai como legítimos brasileiros nativos. Só no Pariconha encontramos hoje três tribos. Essa mistura de raças formou as pessoas fortes, inteligentes e dispostas que ajudaram Delmiro Gouveia a criar Pedra, um exemplo de empreendedorismo para todo o Brasil.

Paulo da Cruz disse...

Eu quis dizer "Na foto da banda de música uma coisa que se destacou para mim foram os traços fisionômicos das mulheres que lá estão."

César Tavares disse...

Fábio acho que seja sim o Bé(Roberto Marques Lima.

Anônimo disse...

A primeira foto que vc publicou Cesar eu estou nela embora não apareço pois estou engarrafado, segundo a minha mãe, e na foto que eu enviei que aparecem aquelas mulheres junto ao Sr, Vicente Menezes, não trata de uma banda e sim de um bloco de carnaval dos anos 30 ou 40.... veja a porta bandeira

Everaldo Feitoza

César Tavares disse...

Foi acrescentada mais uma fotografia da banda(bloco0 neste post. Talvez o Paurílio consiga identificar mais algumas pessoas.

Eduardo Menezes disse...

O cara da primeira foto, com a banda carnavalesca não é o Vicente Menezes, é o Wilfrid Brocklebank. Um engenheiro inglês que substituiu meu avô na gerência da Fábrica, que tinha se afastado por motivo de doença, tuberculose, e não voltou mais.
Meu pai namorou com a filha dele, Kathleen Daey Brocklebank, em 1947. Vou mandar uma foto dela por email.

Eduardo Menezes disse...

A casa de D. Da graça, proprietária do Hotel Veneza, que fica na rua da Rádio Delmiro AM/FM (antiga Praça Manoel Monteiro) foi construída para ser a residência do Gerente da Fábrica, e quando o Wilfrid Brocklebank chegou a Delmiro o casa estava sendo construída, portanto ele foi o primeiro a morar lá.

César Tavares disse...

Eduardo é quem é a menina lourinha?

Paurílio disse...

César, na segunda fotografia há apenas uma arrumação diferente. Mas agora ao lado esquerdo do Mr Wilfrid está Zé de Euclides e à direita está Quinca do Cavaquinho. Meu pai está atrás do Wilfrid na altura do ombro direito. Também vejo um dos Braga, talvez Lula.

Eduardo Menezes disse...

César,

Esqueci de dizer o nome da garotinha.
Bem, a Kathleen era conhecida na cidade por "Catarina" e a família dela a tratava por "Carli". A garota que está no colo dela é sua irmã, que todos chamavam de Carol, que provavelmente deveria ter um nome correspondente em inglês.

O Wilfrid, depois que saiu da fábrica foi morar em Sergipe, em outra fábrica de tecido chamada Confiança. Ele era uma pessoa muito querida em Delmiro, e na sua despedida fizeram uma festa em sua casa e ele gravou todas as conversas e cantorias feitas na farra.

Segundo meu pai, a gravação era feita em um fio de aço que ficava em um rolo, o fio era fino e tinha capacidade de várias horas de gravação.

Eduardo Menezes disse...

Aquele que tá bem no centro da 1ª foto, de bigodinho, acima de Wilfrid, é Raimundo Menezes, irmão de meu pai

César Tavares disse...

Acredito que se o Paurilio nem o Eduardo tinham em seus arquivos cópias ou conhecimento destas duas fotografias(da banda/bloco) deve ter sido bastante interessante encontrá-las por aqui e se deparar com imagens dos seus parentes(pai do Paurílio e o tio do Eduardo).

Paurílio disse...

Realmente, César, são verdadeiras relíquias. - E o Eduardo, aliás o pai dele, é a história viva de Pedra de Delmiro. Veja aí como eram feitas as gravações naquela época. - Sempre vou a Aracaju, em visita a uma filha que reside lá, e quando passo num bairro antigo (bairro Industrial) ainda vejo numa velha construção o nome CONFIANÇA; agora com as informações de Eduardo, deduzo que pode ter sido ali a fábrica do Mr Wilfrid. Por sinal os sergipanos têm um time de futebol, o Confiança, que me leva a crer tenha a sua origem naquela indústria.

Anônimo disse...

Simplesmdente fantásticas estas fotos, da mesma forma a memória privilegiada do grande Zito Menezes.

Por David

Anônimo disse...

Ops, correção: SIMPLESMENTE!
Por David

Anônimo disse...

Cesar, fiquei muito feliz em ver estas fotografias antigas e mais surpresa ainda em reconhecer a minha Tia Luiza Teles em uma delas. Ela foi sogra do Eduardo Menezes. Ela é a moça que aparece na primeira foto logo acima do rapaz de óculos escuro.
Hoje ela tem 82 anos.
Cleide.

Anônimo disse...

Cesar gostaria de registrar que a ultima foto que vc postou dos caçadores da decada de 70 esta na foto deitado o Nivinha pai de Flora e Domingos que mora hoje nos Estados Unidos e também pai de Orlando que morreu faz dois anos acho,,,,

Everaldo Feitoza

César Tavares disse...

Quem também mora atualmente nos EUA e a filha do Dr. Watson Gusmão. Ela deixou um comentário no antigo blog agradecendo a postagem feita em homenagem ao seu pai. Em breve devo fazer o resgate do texto para este novo blog.

Anônimo disse...

AO CITAR O NOME DE LUIZA TELES, EM SETEMBRO TIVE A GRATA SATISFAÇÃO EM
RECEBER UM TELEFONEMA DO MEU GRANDE
AMIGO TELMO TELES,ELE EM PASSEIO POR DELMIRO,CONSEGUIU O MEU TELEFONE ENTÃO TIVE A OPORTUNIDADE EM
RELEMBRAR GRANDES MOMENTOS DA NOSSA INFANCIA.
CAÇULA

berna.dg_feitoza disse...

Bernadete Feitoza

Gostaria de agradecer a esta pessoa que comentou sobre meu pai, que falou ter sido vizinha nossa na vila,lembrou do posto de gasolina e das nossas bicicletas.Quero dizer com muita tristeza, que realmente a minha irmã ALEIDE faleceu a seis anos atrás.
Quanto a foto que o Eduardo retificou, o senhor Antonio de Justo não caçava com meu pai, portanto ele se equivocou.
Grata a todos que lembram dele com carinho.

berna.dg_feitoza disse...

A foto de Zé Carlos com a turminha do primário foi tirada aqui na Rua Vicente de Menezes, pois a escola funcionava no Sindicato dos Trabalhadores e a casa que aparece por trás era do Dudé Sanfoneiro (hoje falecido)e que era dono de uma oficina mecânica.