quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Delmiro Gouveia: Quando um OVNI cruzou os céus da Macondo Sertaneja



Montagem :OVNI Sobre Trinidade Y Tobago

Publicado original em 06 de julho de 2005. Este texto posteriormente foi visto na net por especialistas no assunto e foi solicitada autorização ao autor para publicação no site: Centro de Ufologia Brasileiro. No seguinte endereço http://www.cubbrasil.net/

O texto abaixo é um email (na íntegra) que recebi do Eraldo Vilar (Geólogo da Petrobrás). Ele havia feito um breve comentário num post anterior sobre outro tema. Mas achei o fato tão interessante que solicitei maior detalhamento. O Eraldo se queixa da memória. No entanto o relato está ricamente narrado.Preciso. Com observações de um estudioso no assunto. Eu achei tudo muito fascinante. E certamente está dentro do espírito do blog. O resgate de coisas acontecidas na nossa Macondo sertaneja: Delmiro Gouveia.


EIS O EMAIL DO ERALDO VILAR.
Caro César:
Ok, tentarei descrever o fato com mais detalhes, conforme pediu.

Antes disso, quero dizer que leio, sempre que posso, seu blog, que é uma gostosa forma de voltar aquela terrinha, cujas paisagens e povo, certamente são responsáveis por parte do que hoje somos.

Parabéns, vc escreve muito bem, de forma agradável.

Não desista, temos sido meio preguiçosos (eu e Bráulio, meu amigo e companheiro de profissão e empresa). Tentaremos mandar mais "causos" que venhamos a relembrar.

Quanto ao OVNI: .Eu era adolescente (nasci em 54) e ainda brincava de estilingue, por isso suponho que tinha entre 10 e 13 anos, o que situaria o evento entre 1964 e 1967, com maior probabilidade em 1964, por minhas lembranças. Quando a gente chega aos 50 anos, as lembranças começam a se embaralhar..rs

Meu sonho de criança era ser aviador e sempre gostei muito de ler. Era fascinado pela história da segunda guerra mundial, despertado que fui por uma coleção (acho que da Time) luxuosa do Sr. Eliseu Gomes, pai do Lêlêu, (se não me engano, promotor aposentado) que morava perto do Inss, na praça central.

Era eu amigo do Lêlêu e por meio dele tive acesso aos livros, os quais, detalhavam a batalha da Inglaterra, onde Spitifires e Messerschidmts se digladiaram. Fiquei fascinado.A partir dali, adquiri o hábito de ler sobre aviação, o qual mantenho até hoje, lendo Flap, Força Aérea, etc.

Por adquirir este gosto, passei a ler tudo sobre aviação que me caía nas mãos, tendo chegado até conseguido catálogos de identificação aérea por meio de silhuetas (catálogos onde se vê aviões de guerra e comerciais de frente, lado, frente, trás, cima, por baixo, etc.), de forma que me tornei muito capaz de identificar quase todos os tipos de aviões no céu ( o da fábrica de Delmiro , por exemplo, era um Bonanza, de cauda em "V") , balões juninos, balões metereológicos,helicópteros, etc.

Sempre que ia de férias a Salvador, ia ao aeroporto 2 de Julho, onde pude ver uma gama de aviões que não voavam em Delmiro.

Cito estas coisas para firmar o seguinte: apesar de minha pouca idade, na época, talvez eu fosse a única pessoa capaz de identificar qualquer objeto aéreo que voasse nos céus de Delmiro.

Por isto, nunca tive dúvidas: aquilo que eu (e centenas de pessoas) vimos em Delmiro, naquela noite, não era avião, balão, helicóptero, etc...portanto era um Objeto Voador Não identificado. Se era de outro planeta..não sei..mas, seguramente não era um objeto voador conhecido.

Era início da noite, seguramente entre 18 e 19 hs, pois meu pai sempre jantava nesta hora e sempre jantávamos juntos. Estávamos eu, meus pais e meus irmãos Gildete e Betinho. Lembro-me bem que começamos a ouvir uma gritaria na rua do ABC, onde morávamos (minha irmã Gildete ainda mora na casa, meu pai morreu em 1981 e minha mãe em 2004. Meu irmão Betinho mora em outra casa, por trás dos correios).

A gritaria aumentou muito e despertou nossa curiosidade. Saímos todos à rua e nos deparamos com muitos vizinhos e transeuntes olhando o céu, e falando alto, excitados.

Olhei e vi aquele objeto enorme (dimensões que creio estavam entre 30-50 m, sendo difícil precisar, mas como eu costumava observar o avião da fábrica quando vinha Recife e passava baixo, creio que o OVNI tinha 3 -5 vezes o tamanho do mesmo.

O OVNI estava neste momento uns 150-200 m de altura sobre a casa que hoje mora Maria José Moreira, minha ex-professora de desenho no GVM. Tenho a noção desta altura também por analogia com o comportamento do avião da fábrica, cujo famoso piloto (Nestor) , costumava dar rasantes sobre a rua do comércio, para chamar a atenção do táxi que ia buscar os passageiros no pequeno aeródromo da fábrica.
Deslocava-se lentamente (estimo 5-10 km/h) sem emitir o menor som!.

Vinha do sul para o norte (situando-se em Delmiro uma trajetória do cemitério novo e a igreja da fábrica, ou seja, cruzando 90 graus a rua do comércio), seguindo em direção à Agua Branca.

Passou diretamente sobre minha cabeça, quando pude ver sua forma perfeitamente circular.

A noite estava estrelada, sem nuvens baixas.

Lembro disso porque aquele objeto me propiciou uma visão linda e fantástica. Meu coração queria sair pela boca, pois já tinha lido muito sobre os avistamentos de Ovnis (que começaram a ser relatados em 1954, por Kenneth Cooper, piloto civil que teve um encontro com um OVNI nos céus de um estado americano, se não me falha a memória. E ali estava um OVNI!!..pode imaginar a emoção de meu coração de menino?

Pude notar que a face inferior do objeto, era composta por partes trapezoidais (as bases menores se juntando no centro, formando uma polígono).

A princípio até pensei em balão, mas o gigantismo do objeto depunha contra esta hipótese. Além disso, vi inúmeros balões em minha adolescência, e balões tem um luz bruxuleante típica, causada pela mecha de fogo que aquece o ar e assim o mantém no ar. Neste objeto, percebia nitidamente que a luz interna que iluminava cada trapézio era firme, "fria" (à semelhança da emitida por lâmpadas fluorescentes). Era luz colorida, lembro-me de pelo menos duas cores:vermelha e azul pálidos.

Um outro detalhe ajudou a me certificar de não ser um balão: o vôo era reto, muito linear mesmo e em direção transversa ao vento fraco (mas presente) que soprava naquela noite, fato que lembro bem.
Os trapézios eram circunscritos por uma borda opaca, que dava a forma circular, de matéria opaca, que constituía a borda do OVNI. Esta parte opaca tinha aspecto talvez metálico, enquanto que os trapézios deixavam passar a luz, como se fossem janelas de piso, de observação.

Não se destingiam formas dentro do OVNI, apenas a luminosidade interna, fria e difusa.

Como eu disse, corri para minha casa, peguei meu estilingue e minhas pedrinhas de barro redondas e me juntei aos demais meninos, correndo pela travessa do bar do Zé Toquinho (une a rua do ABC à rua do Comércio) e quando cheguei a esta rua, fiquei embaixo do disco e comecei a atirar nele com o estilingue...rs. Nunca ouvi som, nem modificação no objeto. Nem sei se acertei...era uma excitação que vc pode imaginar..rs
Acompanhei o OVNI, junto com muitos meninos (infelizmente, na minha excitação, não lembro de quem eram, poderiam dar outros depoimentos) até a Igreja da Fábrica, quando parei ( a esta altura, com certo medo) e o vi afastar-se lentamente em direção ao bairro do Bom Sossego e Água Branca.

Engraçado como reagimos a algo que não podemos explicar!..Após todo o alvoroço, voltamos todos para casa , após milhões de comentários excitados, claro...e fomos viver nossas vidinhas...aos poucos, isto se perdeu na poeira do tempo, quase sem registro.

Digo quase, porque nos depois, em 79, no Rio de Janeiro, conversando com um primo meu (Wilson Torres) citei o fato. Para minha surpresa, ele arregalou os olhos e me disse; " Eraldo...fantástico!..eu vi!..estava vindo de carro pela rodovia Garanhuns-Paulo Afonso, indo para Água Branca, onde morava, com amigos, quando vi aquele objeto vindo da direção de Delmiro Gouveia e cruzou sobre nós , seguindo sobre a serra de Água Branca!...

Anos depois, conversando com Bráulio, aqui em Aracaju, contei a história, Para minha surpresa, Bráulio me disse que ouviu história semelhante da sua mãe! ( infelizmente hoje falecida!).

Tenho certeza que muitas pessoas daquela época, e que estavam em Delmiro naquela hora, viram o fenômeno. Porém, estas coisas vão sendo sepultadas pelo tempo e perda de memória e desacreditadas pelo espírito cético que tendemos a ter.

Pois é, caro César...fique a vontade para usar o relato no seu blog. Tomara que alguém mais da época se manifeste. Quando eu for a Delmiro vou saber de meus irmãos se ainda lembram, e te passo um e-mail depois, ok?

Saudações,
Eraldo

E aí leitor você sabia desta aventura ufológica acontecida em DG? O fato foi testemunhado e relembrado por diversas pessoas. Dê a sua opinião. Acrescente mais detalhes a tão inusitado acontecimento. Enfim envie a sua história também.

13 comentários:

César Tavares disse...

Eis outro texto resgatado e as explicações são as mesmas dadas no post anterior.

Só para descontrair um pouco e nada a ver. Mas pergunto será que há alguma relação entre o nosso querido Rony Seixas e o OVNI?

Unknown disse...

Papai viu este objeto e já me falou sobre ele.

César Tavares disse...

Geralmente não costumo colocar nada no blog que não seja ocorrido na nossa Macondo. No entanto hoje coloquei o primeiro vídeo do blog pq ilustra melhor pela semelhança com o texto do Eraldo sobre o OVNI em DG.
Abaixo segue texto de email que recebi da Manu uma colega recifense:

Antes de ver o vi­deo recomenda-se ler, é muito interessante.
Estas imagens foram feitas por uma turista alemã em uma das ilhas do Caribe, ao norte de Trinidady Y Tobago no dia 16/08/2007 as 05:50 da manhã em uma praia que é um santuário para exploração submarina.

É uma região pouco visitada e para visitá-la tem que ter permissão das autoridades, principalmente pela abundância de tubarões Tigre. Esta turista pernoitou na ilha junto a outros pesquisadores para uma aventura submarina.

Levantou-se bem cedo para contemplar o nascer do sol quando de repente encontrou algo inacreditável. Já não existe dúvida de que não estamos sós no universo.

O vídeo dura poucos segundos já que a câmera tinha pouca memoria. Esta turista levou o maior susto da sua vida e a unica reação foi um grande suspiro de medo e a emoção de gravar algo fora do comum. Ela não quis fotografar por medo do flash denunciar sua posição para as naves que se encontravam em vôo rasante como se estivessem buscando
algo. Nenhuma autoridade da região se manifestou sobre o assunto.

Paulo da Cruz disse...

O OVNI que eu vi sobrevoando DG, ao cair da noite, era bem maior do que esses do video e tinha mais luzes, só que as mesmas não brilhavam tanto.

Eraldo Vilar disse...

Olá César:

Este vídeo não é verdadeiro. Há pouco dias vi na Net uma reportagem com o "nerd" que o fez. Hoje em dia não é possível confiar mais em vídeos, fotos, etc, pois a qualidade da computação gráfica já superou a percepção sensorial.
No entanto há relatos bem críveis, inclusive no Brasil. Um deles está na revista Força Aérea, publicada por ex-pilotos. Em uma reportagem de algum tempo atrás, lá se relata uma perseguição de OVNIs nos céus do sudeste, por vários caças da Força Aérea Brasileira, com contatos visuais e de radar, narrativas de vários pilotos --inclusive do famoso Osiris Silva, ex-militar e ex-presidente da Embraer que também os presenciou.
É um mistério, e a física nos diz da impossibilidade das viagems espaciais, mas há inúmeros caso de avistamentos não solucionados por várias forças aéreas. No entanto, há uma quantidade enorme de fraudes neste assunto.
Abraços

César Tavares disse...

Pois é Eraldo eu tb achei o vídeo bem feito. Mas sempre fico ressabiado com estas coisas. A probabilidade que haja vida em outros locais do universo é grande quando se leva em conta as dimensões conhecidas(bilhões de estrelas por galáxias e bilhões de galáxias). No entanto assim como é "longe para nós" tb deve ser para eles. Dependerá em qual estágio eles estiverem. Coloquei mais o vídeo só para "concatenar" um pouco o assunto. Não "assinei"(risos). Já li a respeito deste caso que a FAB "abriu" a narrativa do Osiris que é uma pessoa acima de qualquer suspeita.

Luiz Orleans disse...

Toda vez que passo por Morro do Chapéu, em direção a Irecê, me deparo com um solar onde reside certo cidadão que diz ter contato com extra-terrestres. Há quem afirme que existe experiências de contatos com extra-terrestres, principalmente na Chapada Diamantina, mas até agora nunca vi, bem que eu gostaria de ter tal experiência. De relato dessa natureza acontecido em Delmiro, só ouvi da boca de "tia" Leonor, senhora que reside ou residia [não sei se ainda vive entre nós! é prima de meu pai] do outro lado da ponte que divide AL e PE, hoje município de Jatobá, acerca de uma bola de fogo que se movimentava em várias direções. Perguntei a ela se não se tratava de fogo-corredor (fogo fatuo), ela retrucou dizendo que não. Observou que sabia distinguir uma coisa da outra. Segundo ela, tal bola luminosa, do tamanho de um carro, se movimentava por cima da ponte, circundando o Lago de Moxotó. Por fim sumiu, como apareceu, indo para o "nada". Leleu me falou que ouvira relato ou ele mesmo viu, já me recordo, movimentações dessa natureza no canyon do Rio São Francisco, onde sua família possuia certa fazenda no município de Olho d'Água do Casado. A "estória" rende... Do correspondente em Soterópolis, Luiz Orleans.

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

É óbvio que a ufologia é apenas mais uma religião.

Sugiro ler "O Mundo Assombrado Pelos Demônio", do Karl Seagan.

Neste livro o autor discorre sobre as crendices (tarot, fantasmas, milagres, ufologia, entre outros).
Há um capítulo sobre ufologia, onde ele mostra o quanto esta história de discos voadores é um fiaco.
A febre de aparições de discos voadores e contatos extraterrestres esteve sempre ligada ao cinema.
Quando se aumenta o números de filmes sobre ufologia, aumenta o número de relatos.
E, curiosamente, os relatos das aparências dos ufos e dos alienígenas estão associadas ao que o cinema mostrava.
E a aparêcia deles é de uma diversidade incrível. Mostrando que há um enxame de alienígenas de várias partes do Universo.
A febre dos discos voadores começo na primeira metade do século XX.
De uma hora para outra as várias espécies de alíenígenas, de várias partes do Universo, descobriram a Terra e passaram a visitá-la.

Paulo da Cruz disse...

Esse disco voador passou em DG em 1966. Serviu até de tema para a música de Erasmo Carlos "O disco voador". Eu não creio em discos voadores, mas que eles existem, existem. Rs. Mas, tenha sido ou não um disco voador, a verdade é que um OVNI sobrevoou DG. Como OVNI pode ser qualquer coisa que voe e nós não conheçamos o que é fica a pergunta: o que era realmente aquela coisa com luzes deslocando-se sobre DG em uma noite estrelada? Por falar em noites estreladas hoje já não as vemos em DG como eu as vi antigamente. A Via Lactea estendia-se desde Água Branca e sugia no rumo da Lagoinha. Era um espetáculo deslumbrante. Infelizmente a luminosidade existente hoje faz as estrelas desaparecerem e leva embora todo o romantismo de uma noite estrelada.

Anônimo disse...

Olá a todos:

Eu também não acredito em seres extraterrestres.....eles mentem demais...

Sds

Eraldo Vilar

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

hehe... essa foi boa!!! O Eraldo foi direto e certeiro. rs...

Anônimo disse...

Eu em meados de 1983 me deparei com um extraterrestre barbudo e branquinho lá no Clube Vicente Lacerda de Menezes e curti bastante com ele naquela noite. Dançamos e sarramos muito. Ou será que era o Ricardo Menezes?

César Tavares disse...

Reproduzo abaixo email enviado pela Tenille e recebido hoje 22/05/2009

Olá Cesar,

Faz um tempinho que não comento nem mando material, embora continue visitando o blog, bom o que me trouxe aqui foi um post feito sobre ovnes em DG, nao recordo a data, ate tentei acessar mas tava muito lento e desisti, o caso é que perguntei a minha mãe se quando criança ela havia visto aquilo tambem, daí ela me disse que uma vez, na roça onde morava, estava brincando com meus tios e uns primos e viram um clarão, uma luz muito forte que parecia uma bola grande com o rastro de fogo, o que me chamou a atenção foi o local, e o ano, eram meados de 1963 ou 1964, proximidade da data do blog, e onde eles estavam o povoado de Campinhos, prox de Pariconha , e ela disse que a tal bola foi em direção a serra, ou seja pras bandas de Agua Branca.Se não era disco voador esse fenomeno pode ser visto tambem na redondeza, achei que valia a pena relatar o caso rsrs.

Um abraço!

Tenille