domingo, 30 de novembro de 2008

Uma certa tamarineira em Delmiro Gouveia.





O Eduardo Menezes trouxe um pouco da história da Praça da Tamarineira, aproveitei e resolvi fazer uma dupla postagem. Para isto resgatei um post do blog anterior enviado pelo Paulo da Cruz em setembro/2007 e que rendeu uns tantos comentários na época.


PRAÇA DA TAMARINEIRA
Texto de Eduardo

A praça foi construída pelo prefeito José Serpa de Menezes, em seu segundo mandato que durou de 1983 a 1988, porém a árvore tamarineira, que resiste até hoje, foi plantada em 1942 pelo pedreiro José Manuel da Silva que trabalhou na construção da Vila Operária, pai de Guilherme, também pedreiro, que hoje mora no Bairro Novo. Na época em que foi plantada a tamarineira o local era conhecido como Rua da Palha, devido à existência de várias casas feitas de palha de coqueiro. Houve duas reformas na praça, a primeira durante o segundo mandato do prefeito José Serpa de Menezes (1983 a 1988) e a segunda no mandato de Luiz Carlos costa (que teve início em 1997).

Fotos tiradas pouco tempo antes da reforma feita por Luiz Carlos Costa (segunda e terceira fotos)



Sábado, Setembro 29, 2007
RECANTOS DELMIRENSES: PRAÇA DA TAMARINEIRA.

Texto de Paulo da Cruz.

Praça da Tamarineira O nome oficial é Praça Inocêncio Exalto. Deveria ser Praça Prof. Maria Pinto. Nada contra o homenageado, só que essa homenagem poderia ser em outro local. Dona Maria Pinto viveu ali e alfabetizou dezenas ou centenas de crianças. Para quem dá valor a educação, como eu, isso é de extrema importância. Independente do nome, para o povo a praça continua sendo da Tamarineira. Afinal de contas ela está, incólume, resistindo as intempéries, maltratos e outras coisas mais. Claro que não continua como era no meu tempo de infância, mas, está lá, impávida e principalmente produzindo aqueles tamarindos que fizeram e ainda fazem a alegria de muita gente. Agora mesmo, mês de setembro, está carregada de tamarindos, aguardando que a criançada ou os marmanjos façam a devida colheita. Até quando ela vai estar lá não sei, mas com certeza se algum dia ocorrer o seu desaparecimento será um atentado a memória de tantos que seja lá onde estiverem lembram dos bons momentos que passaram colhendo os seus frutos. Para refrescar a mémoria aí vai uma foto recente de fiz da velha tamarineira.(primeira foto).

Agora é com vocês. E creio que o Abrahão poderia repetir por aqui seus comentários feitos no blog passado. Afinal ele conhece bem este recanto da nossa Macondo Sertaneja.

9 comentários:

Ô_Ô Fernando Informática disse...

ESE POST DA TAMARINEIRA É OTIMO... MUITO IMPORTANTE PARA MIM PIS, MORAVA NA PADRE ANCHIETA, E SEMPRE BRINCAVA NESSA PRAÇA... FIQUEI SURPRESO AO VER... A PRAÇA ATUALMENTE FOI TOTALMENTE REFORMADA, PERDENDO TODA SUA CARACTERISICA DE ANOS...ESTIVE NO CARNAVAL DE DELMIRO ESSE ANO(2008).
LEMBRO Q SEMPRE TINHA ALGUNS AMIGOS JOGANDO DAMA DEBAIXO DA TAMARINEIRA...
JA CHUPEI MUITO TAMARINDO DAKELE PÉ DE TAMARINEIRA...

ABRAÇOSSS

Lima 51 disse...

Morei no nº 179 da Freitas Cavalcante essa praça é aquela que fica no começo da dela?

Anônimo disse...

Já mijei muito no pé dessa árvore.

César Tavares disse...

Uma dúvida: O Potó mijava no pé da árvore ou naqueles que ficavam ao redor da Tamarineira. Pois quem nunca levou uma "mijada" do famoso inseto? Falo do inseto mesmo. Não do apelido do nosso novo leitor.

Mas havia potós na Tamarineira? Creio que naquelas árvores da rua do Cine Pedra que tinham de montão? Ou estou confundindo tudo? Por lá havia era um bichinho chamado de "lacerdinha" que saltavam em cima de quem passava com camisa amarela. Com a palavra os entomologistas delmirenses.

César Tavares disse...

Da Praça da Tamarineira eu trago apenas lembranças confusas. Não costumava andar por ali. Ela ficava entre o final da Padre Anchieta e o ínicio da Freitas Cavalcante? Da Padre Anchieta lembro-me que o meu amigo Carlinhos Kipá morava por lá.

Ô_Ô Fernando Informática disse...

A praça Fica no inicio da rua Freitas Calvacante, mas no meio da Padre Anchieta...
Rapaz mijava muito na tamarineira...

""Algumns mulekes, subiam na arvore tamarineira, e por sacanagem, mijava nos amigos embaixo... Quando iam pegar tamarina...""


t++

Luiz Orleans disse...

Essa tamarineira é famosa, a praça deveria se chamar, de fato, PRAÇA DA TAMARINEIRA, mas como precisam agradar a alguém que andou pelo mundo e não uma árvore... Fica a resposta popular em apenas reconhecê-la como tal. A propósito, além da Tamarineira destaco a presença de uma Caraibeira, árvore símbolo de Alagoas. Dessa árvore colhi sementes para fazer mudas e algumas delas estão plantadas em nosso sítio, em São Gabriel-BA. Na região de Irecê essa árvore que era endêmica (própria da região) está em condição de extinção local, sendo que a estaremos re-introduzindo com uma leva de novas mudas esse ano em uma estratégia de reflorestamento e recomposição de reserva legal. Do correspondente em Soterópolis, Luiz Orleans

Paulo da Cruz disse...

Este comentário de Orleans sobre a existência de uma caraibeira na Praça da Tamarineira destaca bem essa árvore que em certas épocas do ano mostra uma coloração amarelada devido a sua floração. A última foto aqui apresentada mostra essa característica que faz com que ssa árvore seja tão bonita. Bem colocado mano.

osfuleirospontocom disse...

essa praça é famosa .