terça-feira, 18 de novembro de 2008

Limites Geográficos da Macondo Sertaneja: Ainda Maria Bode





Dando continuidade ao tema Maria Bode, hoje o nosso colaborador Eduardo nos traz, além de uma belissíma fotografia, dois croquis explicativos. A foto me traz a lembrança do famoso filme Badgá Café, que trata de um local de mesmo nome, misto de motel, lanchonete e posto de gasolina, numa estrada localizada no meio do deserto de Mojave, entre Las Vegas e a Disneylândia. É lá que vai parar a alemã Jasmin Munchgstettner, depois de ser largada sozinha na estrada, pelo marido, após uma séria discussão entre eles. Para quem já viu o filme, fica a comparação. Para quem não viu, fica a recomendação. E agora, vamos ao que interessa, o texto do Eduardo, cerne deste post:

Texto na íntegra de Eduardo Menezes

Maria Bode sempre teve uma ligação forte com Delmiro Gouveia, foi por muito tempo um ponto de apoio para as pessoas que viajavam para outros estados era lá que eu, entre muitos, esperava o ônibus da “Preogresso” quando estudava no Recife. Para tirar alguma dúvida sobre a que município a localidade pertence tô mandando um mapa com os limites municipais de Delmiro Gouveia, que fiz com base no mapa do IBGE, onde mostra o encontro dos municípios de Pariconha e Água Branca na localidade, estou mandando, também, uma planta de Maria Bode mostrando mais detalhes, inclusive onde ficava o antigo Posto Fiscal que o Lima trabalhava com Delmiro Luna, filho do ilustre Dr. Ulisses Luna. o IBGE não tem a planta de Maria Bode, porque não é povoado, então fiz tipo um rascunho só pra ter uma idéia do lugar.Aproveitando esses "mandamentos" segue também uma foto de 1983 do posto de gasolina de Maria Bode.

Agora é com vocês.

19 comentários:

César Tavares disse...

Já morando em Recife nas raras vezes em que estive em DG diferentemente do Eduardo eu não esperava o ônibus da "Preogresso" em Maria Bode. Eu preferia fazer o caminho até Paulo Afonso e ficava aguardando na agência da empresa. Tinha um medo danado dele "queimar a parada" em Maria Bode e eu ficar a ver navios ou ônibus. Grato por mais esta colaboração.

abraços

Eduardo Menezes disse...

Quem elaborou o limete de Pariconha com Água Branca foi Carlos Torres, irmão de Roberto Torres, que comandavam a política de Água Branca na época. Ele poderia ter passado o limite por Maria Bode seguindo a AL-145 até encontrar o limite com Delmiro Gouveia, cortanto Maria Bode no meio, mas como tinha interesse em arrecadar o imposto referente ao posto de gasolina, desviou o limite pela BR-423.

Paulo da Cruz disse...

E com isso o Pariconha perdeu uma fonte de renda.

Anônimo disse...

Desde que se tocou no assunto "Maria Bode" pela primeira vez aqui no Post., me despertou a curiosidade de saber a razão de tantos nomes Exóticos nomeando algumas cidades e/ou povoados do estado de Alagoas. Claro que haverá sempre alguém dizendo isso ou aquilo, que ouviu dizer aquilo e aquilo outro etc. etc. Há sempre uma Arvore, um lugar de Confluência, uma fonte e por aí vai. Mas será que não tinha outro nome para por exempro:
GIRAU DO PONCIANO
COITÉ DO NÓIA
PARICONHA
CARIÉ
MINADOR DO NEGRÃO
PIRANHAS
PIAU
ESTRELA DE ALAGOAS
LAGOA DA CANOA
SAO LUIZ DO QUITUNDE
BOCA DA MATA
POÇO DAS TRINCHEIRAS
Etc. etc.
Obs. deixo bem claro que os considero apenas exóticos:

Eduardo Menezes disse...

Tem um que echo muito engraçado, PINDOBA. Parece personagem de circo, imagine o apresentador chamando a próxima atração: Vem aí o palhaaaçooooo Piiinnndooooobaaaaaa.
Rsrsrsrsrsrsss...

César Tavares disse...

Um desafio: quem seria dos dois rapazes que aparecem na foto ?

Danubio e Eduardo acho tb engraçado os nomes Inhapi e Canapi. E ainda tinha aquelas perguntinhas infames que vinham depois de uma breve encenação quando o sujeito lascava: "rapaz com esta chuva imagina só se a ponte do Inhapi caí"

Anônimo disse...

Pariconha – o nome deve-se a um fruto do Ouricurizeiro, o fruto possuía duas conhas – como eram conhecidas as polpas desses frutos. Entretanto, o nome inicial do lugarejo foi Par-de-Conha, posteriormente simplificado para Pariconha, de origem indígena cujo significado é, obviamente “duas conhas”. Ainda existem um riacho e uma serra com esse nome.

Piranhas - conta-se que num riacho da região um caboclo havia pescado uma grande piranha, salgou e preparou para levar a sua casa. Porém, quando lá chegou identificou que esquecera o cutelo. Disse ao filho: "Vá ao porto da piranha e traga o meu cutelo", essa versão atravessou gerações e dizem ser a razão da atual denominação da cidade.
David

Anônimo disse...

O nome Água Branca é curioso porque serviu para diferenciar-se de Mata Grande, assim foi chamada Mata Pequena ou Matinha de Água Branca. O topônimo é em virtude da existência de uma fonte d’água muito límpida no território. Mês passado o governo alagoano tombou A Igreja Nsa. Conceição e a Casa do Barão.
Canapi - devido a uma ponte construída sobre o Rio Canapi, formou-se um aglomerado de trabalhadores, formando um povoado, então um vizinho chamado Joaquim Tetê batizou sua propriedade de Canapi Velho por causa do desenvolvimento do povoado, depois denominado Canapi.
David

Anônimo disse...

Inhapi - primeiras residências datam de 1902, território bastante pedregoso onde muitas pedras guardam água nas saliências. Devido a isso criou-se o vocábulo Inhapi, de origem indígena, que significa "água na pedra" (inha=pedra e pi=água).

Eduardo: o município de Pindoba desmembrou-se desse de Viçosa, seu nome primitivo era Pindoba Grande, mais tarde Vila Pindoba Grande, após a emancipação ficou somente Pindoba. O vocábulo é originário de um tipo de palmeira da região. Sempre achei curioso o nome Jacaré dos Homens para uma cidade. Por David

César Tavares disse...

Muito interessante e esclarecedoras as explicações do David. Mas convenhamos Eduardo/Danubio/Ricardo que o cabra dizer que é natural de Pindoba Grande é um tanto estranho...

Anônimo disse...

heheheheeh!!!!!!!!!! Um tanto estranho seria essa naturalidade...
David

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

A arrecadação de apenas um posto de combustível foi capaz de definir os limites do município de Pariconha? Rapaz!!!!

Anônimo disse...

amigos, proximo dia 29 estou saindo de são bernardo,indo para delmiro,e ter a oportunidade em passar por maria bode,lugar á epoca muito bom para encontros amorosos,etilicos e afim de fugir da lingua do povo de delmiro gouveia, que era o veneno do mundo.
minha carreira etilica,começava na cidade
passava pela floriano peixoto(bar de zé menezes)sequia pelo bom sossego(bar do galego)encerrando com o tombo final ou fatal em maria
bode. caçula.

Anônimo disse...

ADAILTON,ESTAREI EM DELMIRO GOUVEIA
A PARTIR DO DIA PRIMEIRO,ESPERO ENCONTRA-LO JÁ QUE DA OUTRA VEZ FUI A SUA CASA E NÃO O ENCONTREI.
ABRAÇO,MEU AMIGO E IRMÃO.
CAÇULA

Anônimo disse...

Eduardo, você tem algum grau de parentesco com Ricardo Menezes? São irmãos? Por falar nisso, ele tá bem sumidão daqui. Pessoal, se algum de vocês estiver em DG a partir do dia 24,25/dez/2008, eu gostaria de encontrar e batermos um bom papo.
David, você é historiador ou algo parecido?rss...ou apenas um curioso leitor das coisas de Alagoas? Você mora onde e quem são seus familiares em DG?

Eduardo Menezes disse...

André,

Eu e Ricardo somos irmãos. Atualmente ele tá morando em são Paulo, mas já esteve perambulando pelo Pará, Acre, Piauí...
Agora me diga, qual andré évocê?

Anônimo disse...

Caçula nos encontraremos lá e vc já é meu convidado para um baile que ocorrerá em Canindé/SE dia 20/12 com a SUPER BANDA OARA, Lembra? A pedido nosso será um baile com características da nossa época. Estão convidados tb todos que acessam o BLOGGER. 20/12/2008. Adailton

Ô_Ô Fernando Informática disse...

Ola amiggos... A estrada perto da famosa maria bode vai ser restaurada...
Segue link das fotos...

http://estacaofest.com.br/eventos_popup.php?pageNum_fotos=1&id_evento=75

Site do meu amigo TED... Sempre tem fotos muito boas sobre nossa maconbo...

Abraçosss...
Espero que gostem das fotos e do site...

Anônimo disse...

Danúbio, e Olho Dagua do Casado também é estranho não? Você sabe a história da mesma?