sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Maria Bode o que há num nome?







Abrindo hoje com email enviado pelo Marcos Lima.


César Tavares,

Gosto muito da cidade de Delmiro Gouveia e me identifiquei de imediato com seu blog, tenho recordações e lembranças dos tempos passados nela, possuo inclusive algumas fotos desse tempo e como também do presente delmirense, a nossa MACONDO SERTANEJA (de onde tirasse isso?, talvez do livro cem anos de solidão do Gabriel Garcia Márquez?)No momento envio três fotos atuais e uma curiosidade a respeito de duas delas (o que é isso nos fios dos postes da MACONDO SERTANEJA) existem por toda a cidade, a outra foto é da saída para Água Branca via Maria Bode, onde trabalhei durante 2 anos no antigo posto fiscal que existia por lá.

Abraços
Marcos Lima
"Nada pode me fazer mal, a não ser que eu permita"
Grato ao Marcos pelo material enviado. Sim a analogia com Macondo foi retirada do livro referenciado. Afinal, a meu ver, tudo em Delmiro Gouveia naqueles tempos(e talvez atualmente) é puro realismo fantástico.

E agora pergunto: Qual a origem do topônimo Maria Bode? E quem é que conseguirá dar uma explicação razoável para as crequinhas grudadas nos fios?

20 comentários:

César Tavares disse...

Qual vejo o nome Maria Bode a primeira associação mental que faço é o Danubio botando dois palmas de língua para fora ao tentar cumprir a meta imposta pela Sargento Alceu nas aulas de Ed. Fisica que era ir e voltar correndo até lá. E uma certa vez que corremos tb até levando uma tocha olimpíca ou fogo simbólico

Eduardo Menezes disse...

Pelo que me consta esses tufinhos são obras dos passarionhos que ao deixarem suas "obras" recheadas de sementes nos fios, nascem essas plantinhas

Lima 51 disse...

No tempo que trabalhei no antigo Posto Fiscal de Maria Bode (Esse era inclusive oficialmente o nome do posto - trabalhei na epóca com o Delmiro Luna (alguém conhece??). Bom a história que ouvi foi que o nome veio de uma antiga moradora da região que logicamente criava suas cabritinhas e seus bodinhos por lá, quanto a explicação razoável para as crequinhas grudadas nos fios, quem se habilita?

Lima 51 disse...

Eita Eduardo, postamos quase na mesma hora, obrigado pela explicação acerca dos fios, eu imaginava que fosse isso, porém haja passarinho na "Macondo" não???

Eduardo Menezes disse...

Maria Bode:
No início só tinha a estrada que liga Delmiro a Água Branca, quando fizeram a BR formou um cruzamento que não tardou pra aparecer alguns comerciantes de bebidas para quem por ali passassem, inclisive para os trabalhadores que faziam a própria BR. E entre esses botecos tinha um que pertencia a uma mulher chamada Maria não sei que, que vendia bode como tira gosto e ficou conhecida como Maria Bode, como o bar dela era o preferido da maioria das pessoas que íam para o cruzamentro, então quem ía para lá dizia: -Vou para Maria Bode. Daí virou o nome do lugar.
O engraçado é que tem muita gente pensa que Maria Bode pertence a Delmiro Gouveia, mas na verdade é de água Branca e Pariconha.
Depois que foi criado o municípo de Pariconha parte da localidade passou para lá, inclusive o lado que fica o bar de Maria Bode. Eu disse "fica" porque o bar ainda existe, embora a que Maria a já faleceu

Eduardo Menezes disse...

Rsrsrsrsrss... é verdade Lima

Anônimo disse...

Não cheguei a conhecer Maria Bode. Conheci um seu irmão, Pedro Bode, de quem fui vizinho na rua Rui Barbosa, vila da fábrica. Também conheci a matriarca da família, dona Maria Rosa. Eram de um lugarejo perto de Delmiro, chamado de Corrredor. A razão para sobrenome "Bode" nunca ouvi uma explicação. Acredito mesmo na explicação do "historiador" Eduardo Menezes. - Agora uma curiosidade: interessante essa coisa de se conhecer as pessoas por algum nome de animal - o sogro de Pedro Bode era conhecido por Chico Veado, morou lá pra beira do açude, junto a uma propriedade de um certo Venâncio. - Por essas e outras, caí na real - estou ficando velho, pois tudo isso é do arco da velha. É possível que o pai de Eduardo tenha conhecido alguns dos personagens que citei.

Paulo da Cruz disse...

Muito interessantes essas informações sobre Maria Bode. No entanto eu fiquei em dúvida sobre a localização exata de Maria Bode. Eu sempre soube que ficava no município de Água Branca. Creio que ainda fica, dado que a fronteira que delimita esse município com o do Pariconha está distante cerca de 1 km a oeste da AL-145.

Eduardo Menezes disse...

Paurílio,
Meu pai desconhece o tal Chico Veado, já ouviu falar em um Venâncio mas não lembra de nenhum detalhe. Quanto ao Pedro Bode conhecia muito, mas não sabia que ele era irmão de Maria Bode. Segundo ele, Pedro Bode teve um "chamego" com Corália Teles da Rocha que resultou em um filho.
Uma curiosidade: Paurílio é seu nome mesmo ou apelido?

Paulo,
Com certeza parte de Maria Bode pertence a Pariconha, tô dizendo isso conhecimento de causa. Vou mandar pra César um mapa Delmiro com os limites municipais que fiz com base no mapa do IBGE e uma planta de Maria Bode, essa o IBGE não tem é, digamos, um rascunho que fiz só pra ter uma idéia do limite estre os municípios

Eduardo Menezes disse...

Paurílio,

Meu pai fez uma pesquisa sobre as pessoas citadas por você, falou com o irmão dele, Dando, e coletou as seguntes informações:

Pedro Bode morava com a esposa Lourdes na rua Rui Barbosa, filha de Manoel Veado que tinha um irmão conhecido como Manoel Veado. Manoel Veado morava perto da casa de Naninha Pedrosa, às margens do Riacho Manga dos Bodes.
Pedro Bode Passou a namorar com Corália Teles da Rocha, que, na época, tinha uns 40 anos. Tiveram um filho que faleceu cedo. Os dois se encontravam na casa de Rosa (na Rua 15 de novembro na parte conhecida como 7 Casas), uma alcoviteira, pois a família de Corália não aceitava o namoro.

Eduardo Menezes disse...

Desculpa, o irmão de Manoel Veado era Pdro Veado.

Paulo da Cruz disse...

Eduardo, obrigado pela informação. A minha dúvida quanto a real localização do bar de Maria Bode deveu-se a um mapa incorreto ao qual tive acesso. A posição do bar eu lembrava, pois passava em frente a ele nas minhas inúmeras idas a Água Branca, Pariconha e Tacaratu.

Anônimo disse...

As lembranças q tenho de Maria Bode era as manhãs depois dos bailes quando resolviamos esticar a festa e íamos encher a cara naquelas bandas.Cleonice Menezes

Anônimo disse...

Valeu, Eduardo. Só confundi o nome do sogro de Pedro Bode. Conheci dona Lourdes, os filhos do casal e você tocando no assunto de dona Corália, me lembrei mesmo do fato ocorrido entre ela e Pedro Bode. Ela morou na rua José de Alencar, umas três casas após a de dona Nenê (sua avó, não?). Aliás, essa José de Alencar tinha gente muito conhecida - além dos Menezes, dona Natércia Serpa, dona Mocinha, irmã de Lampião. E há quinze dias faleceu um velho amigo que morava exatamente na esquina onde morou dona Nenê - seu Antônio Luiz, velho vaqueiro, casado com dona Marinete que já foi motivo de comentários no nosso blog.

Eduardo Menezes disse...

Paurílio,

Depois que você falou dessas pessoas todas meu pai perguntou quem é você. Bem, eu sinceramente não sei, pelo menos não lembro de ninguém com esse nome. então diga aí: Quem é você?

Anônimo disse...

Eduardo,
Eu saí de Delmiro muito pequeno, por volta de
1954, indo morar em Paulo Afonso e hoje resido no Recife. Minha família morou na vila operária e nossa casa era na Rui Barbosa, na altura da casa do padre (rua Floriano Peixoto). Então todas essas pessoas que cito, nunca sairam da minha mente, são daqueles tempos e da intimidade da minha mãe, Vanilda e da minha avó, Etelvina. Nós conhecíamos dona Nenê de perto, assim como Gena e outra que não tenho bem certeza se seria Consuelo. Gena, ainda adolescente, recebia em casa crianças para ensinar a ler e eu era uma delas. - Não sei se seu pai conheceu meu velho - Pedrinho Barbosa. Trabalhou na fábrica, lá pelos anos 40, depois saiu de Delmiro para a Bahia, onde entrou para a PM e hoje curte a sua velhice em Paulo Afonso, com 88 anos. - Em 26 Jun 07 foi colocada neste blog uma foto antiga na qual está um grupo de rapazes, entre eles o meu pai (o nº 3), além de figuras outras bem conhecidas em Delmiro, como Zé de Euclides, Lula Braga, Irineu Reis, Ednaldo irmão de Nivinha... Mostre a foto ao seu pai, creio que ele vai reconhecer alguns. (Meu avô era conhecido por Joaquim do Algodão)

Anônimo disse...

Na rua José de Alencar também morava o Sr. Divaci, Sr. Mané Pedro,Sr.Batistinha pai de Glice, Gleide e Goia e também o Sr. Luiz Torquato. Cleide.

Anônimo disse...

Gostaria de saber Por q foi dado o nome de trevo Maria bode qual a origem desse nome

César Tavares disse...

Vide comentários anteriores onde alguém faz referência a origem do nome.

Lima 51 disse...

Boa Noite Pessoal, passado todo esse tempo, quem passa hoje em dia pelo trevo de Maria Bode percebe como mudou aquela região, o antigo Posto Fiscal hoje fica no trevo de Petrolândia. Incrível como mudou o percurso de 6 km de Delmiro Gouveia até o trevo, inclusive foi duplicado. Cesar nossa "Macondo" cresce a olhos vistos.