domingo, 15 de fevereiro de 2009

Delmiro Gouveia anos 50: Piquenique na Pedra Velha

Por vezes alguns posts quase não rendem tanto comentários quanto gostaríamos que tivessem. É natural isto. Pois alguns temas interessam a poucos. Seja porque não conhecem ou conheceram as pessoas e fatos que são narrados. Mas nem só de comentários vive o blog. Pouco a pouco esta ficando registrado por aqui o resgate da história da cidade pela ótica de seus “cidadãos comuns”.

Particularmente acho “arretado” estas fotografias antigas e que mostram uma época anterior aos anos que por lá vivi. Elas nos trazem nostalgicamente pequenos fragmentos do cotidiano dos seus moradores. E dentro desta linha hoje temos mais uma colaboração do Paurílio.

Vamos ao seu email. E em seguida será que alguém se aventura a tentar identificar as pessoas? ou a história de seus descendentes?


César,

Aproveitando a idéia do Alexandre e do Tiago, trazendo-nos fotos antigas com seus familiares, estou lhe mandando essas três que são da década de 50. Trata-se de um grupo animado que saiu para um piquenique na Pedra Velha. São três retratos mas as pessoas são do mesmo animado grupo, sendo mais fácil identificá-las numa foto do que em outra. Certamente não vai ser fácil a identificação. Talvez só os mais antigos entre os blogueiros acertem. Eu apareço aí, também o pai de Fernando Aldo, de Márcia e de Alda. - Sugiro que você coloque as fotos ou a que você selecionar, junto com as últimas enviadas por Tiago.

Paurílio





7 comentários:

Anônimo disse...

César, já dissemos várias vezes, neste blog, que no passado o lugar mais gostoso para um piquenique, lá na nossa Macondo, era a Pedra Velha. A atração daquela formação rochosa, o açude, a boa caminhada até o local... Para a meninada principalmente, era uma festa. Veja especialmente o semblante da garotada. As fotografias que aí estão foram-me cedidas por minha mãe que também está em uma delas. - Os nomes de várias dessas pessoas já apareceram no blog. Abrahão mesmo, com certeza vai identificar muita gente. É uma pena o fotógrafo não ter caprichado no enquadramento do primeiro e do terceiro retrato.

Anônimo disse...

César, os blogueiros aqui são ao contrário: quando tem muitas fotografias, ninguém conhece nada, quando é só uma...o assunto rende...kkk. Eu também me incluo nessa, pois não conheço ninguén dessas ótimas fotos.

César Tavares disse...

Acho que o Paurílio nos trará alguns nomes. Eu através do orkut avisei para minha amiga dos tempos de GVM Marcia Rejane(Tita) sobre a foto do seu pai quando criança por aqui. Vamos aguardar.

Mas convenhamos que estas imagens trazidas pelo Paurílio são espetaculares.

Anônimo disse...

César, desde o começo achei que não seria tão fácil a identificação desses delmirenses. O pai de Márcia na verdade não era criança naquela época. Talvez seja até o mais velho dos que posam aí. Trata-se de seu Canuto, o nº 15 da primeira fotografia. No ano passado, estando eu de passagem por Mata Grande, vi uma revista que trazia na capa a fotografia de Fernando Aldo e achei bastante parecido com seu Canuto.

Anônimo disse...

Na época dessas fotografias, morava num casarão, perto do açude e da gruta, a primeira família de seu Canuto. Depois se mudaram para a vila operária, ocupando uma casa vizinha à da minha família na Rui Barbosa. -- Como os retratos já têm mais de 50 anos, tive dificuldade para identificar algumas pessoas e recorri a dona Valda, no comecinho deste ano, quando estive em DG. --- Na 1ª foto estão: 1 - Otacília; 2 - Vilma filha de Zé Raul; 3 - Drumon filho de seu Dom Xavier; 4 - filho de seu Quinzinho (Renato? Rui?) 5 - Antenora irmã de dona Valda; 6 - Lia parente de Zé Inácio; 7 e 12 - filhas de seu Dom, Deise e Delza; 8 - Maria Augusta irmã de dona Valda; 9 ----; 10 - Sandra de Eurico; 11 - Marluce de seu Quinzinho; 13 - Darci filha de seu Dom; 14 - Celina; 15 - seu Canuto; 16 - Antônia esposa de Eurico; 17 - Vanilda, minha mãe.
--- Nas demais fotografias, fica fácil a identificação, pois todos já apareceram na primeira. Destaco apenas: na 2ª foto, nº 7 - eu e minha irmã Consuelo e na 3ª, nº 9 Noêmia esposa de Zé Raul; 8 e 10 não consegui identificar.

César Tavares disse...

O Drumond filho de seu Dom Xavier não é um que chegou a ser preso/detido em Recife nos anos de chumbo da ditadura militar por atividades ligadas ao movimento estudantil?

Anônimo disse...

César, já ouvi essa versão sobre o Drumond. Também lembro que ele assumiu uma Secretaria no Governo Arraes quando este foi eleito pela primeira vez após o exílio.