sábado, 7 de fevereiro de 2009

Praça Delmiro Gouveia e seu entorno. Imagens do passado.



O Tiago nos remeteu bastante material fotográfico. Vamos inserindo aqui aos poucos e intercalando com outros enviados por outros colaboradores.

Nas duas imagens de hoje fica o desafio de tentarmos identificar a garotada que posava na pracinha.

Também seria interessante analisarmos as mudanças urbanas acontecidas na paisagem delmirense. Será que alguém consegue identificar as casas, janelas, lojas e muros que aparecem? De quem era e o que funcionava nestes locais? E hoje o que há no mesmos lugares? Será que tudo continua muito semelhante? Ou não?

Por exemplo temos mais uma foto da prefeitura ainda em construção. No entanto, nesta ao fundo aparecem janelas de duas casas. Seria uma delas a de D. Mazé, mãe do Ailton, nosso amigo leitor e colaborador? Ou seriam da casa de Antonio de Bá(mestre construtor da igreja nova)? Ou ainda da família do Miguel e do habilidoso com uma bola nos pés Carlinhos “Futrica”?

Agora é com vocês.

8 comentários:

César Tavares disse...

Lembrando mais uma vez que para melhor visualização basta clicar sobre as fotos que as mesmas aparecerão em seu tamanho original.Grato

Anônimo disse...

Creio que a foto foi tirada na praça Delmiro Gouveia. Uma outra foto nesse mesmo local já foi colocada no blog, mais recente do que a que foi postada agora, com bonito jardim, onde aparece Paulo da Cruz junto ao busto do pioneiro. Quero arriscar quanto aos que posam no retrato - Jaciara (com a bicicleta) e atrás dela o Abrahão.

Anônimo disse...

Essa Praça já deve contar com mais de 05 ou 06 posts com fotos sobre ela.Paurílio, eu sempre gosto de arriscar palpite quanto ao ano desta bela foto. Acho que ainda seja dos anos 60 (por causa das roupas). O que vc me diz?

César Tavares disse...

André não havia tantas coisas assim em Macondo. Então é natural que o mesmo lugar se repita e que haja variações em torno do mesmo tema. E fica tudo muito parecido com pracinhas do interior mesmo. Ou seja: a gente sempre ia para a mesma e as conversas geralmente eram sobre os mesmos assuntos.

Anônimo disse...

André, também tenho certeza de que é dos anos 60. Vamos aguardar o Tiago. --- Esse busto hoje se encontra no local onde morou Delmiro, onde ele tombou morto. No início deste ano estive lá com alguns da minha família e aproveitamos para uma foto, como recordação.

Anônimo disse...

César, as janelas que aparecem ao fundo da prefeitura, lado direito, não são (ou eram)da casa da minha mãe, D. Mazé nem do Antonio de Bá, meu cunhado. A janela da esquerda é (ou era) da casa da D. Firminia que após o seu falecimento foi comprada e passou a ser a granja de Zé Wanderley que morava quase em frente ao correio. Um outro detalhe da casa da D. Firminia, é que ela também servia de quartel general para o Sr. Chiquinho, fogueteiro da cidade de Pão de Áçucar, que vinha com toda a sua família, D. Lídia era a sua esposa e também fazia fogos, para fazer os fogos de artifício para a festa da padroeira, no mês de outubro. A janela da direita, realmente era da casa da D. Tina, tia do Miguel e do Futrica, onde morava toda a família. Do lado esquerdo da prefeitura estão o fundo da igreja nova e a casa que era da filha de Sr. Luis Xavier, a qual não lembro o nome. Nesta casa morou também uma família de um Sr. Veterinário que tinha um filho chamado Côca. O danado do Côca causou uma polêmica tão grande na rua da matriz e do correio, fez tanto moleque apanhar da suas mães e por fim, a família acabou indo embora da nossa Macondo. Alguém lembra do Côca?? Que atire a primeira pedra...rsss
Abraço a todos.

Anônimo disse...

olha eu novamente.
A foto foi tirada no centro da praça, onde ficava o busto de seu Delmiro, mirando a fábrica.
Os incompetentes prefeitos tiraram ele de seu local de origem e, primeiro, colocaram no fundo do abrigo de Gobeu. Depois resolveram leva-lo pra praça do desvio, local onde ele faleceu.
Esta praça era muito bonita, tinha fontes luminosas, uma vegetação exuberante, bancos bonitos. obra de Seu Quinzinho, quando prefeito.
Ia me esquecendo, a foto estou eu, Jaciara, Heroina e não consegui lembrar quem era o gajo que estava com a gente.

Anônimo disse...

Abrahão, desconfiei mesmo que a outra garota era a Heroína, apenas fiquei aguardando sua palavra. Acredito que o outro jovem seja o irmão dela, Jorge.