sábado, 28 de fevereiro de 2009

Loja de Davizinho: Patrimônio Delmirense.

Sempre que falamos nas casas comerciais do passado e presente delmirense há um nome que vem à tona: a Loja de Davizinho. Conhecida comercialmente como Miscelânea Marques. Nunca vi nome mais apropriado. Pois era uma verdadeira miscelânea a variedade de produtos ali vendidos. Vejamos entre outras coisas era possível se encontrar por lá desde: tecidos, botões, agulhas, plásticos até alimentos e brinquedos. Não sei por que, mas até hoje me lembro chapéus Ramenzoni que ficavam nos altos das prateleiras dentro de umas caixas arredondadas.

Lembro que o seu David Marques era (acho que ainda o seja) um senhor magro, sempre bem vestido, usava óculos de armação fina e bastante gentil, paciente e atencioso com a clientela. Lembro-me também que trabalhavam ou ajudavam por lá duas pessoas: A Aurenice e D.Luisinha. Não lembro se D.Luisinha tinha algum parentesco com ele ou se foi uma de suas esposas. Pois parece-me também que ele era viúvo Seu Davizinho também tinha outra característica era bastante religioso. Então era comum encontrá-lo sempre nas missas.

Mas o post de hoje é ilustrado por três imagens enviadas pelo Eduardo Menezes. E entre a mais antiga e as duas mais recentes há um interstício de mais de 30 anos. E para os que têm saudades do passado é possível deparar com um raro caso onde a fachada original do imóvel se mantém quase incólume.

O nome da loja ainda continua o mesmo?

Agora é com vocês.


Loja de Davizinho/Novembro de 2008
Anos 70: Edvânia, Geraldo e Selma.

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi, me chamo Taciana, sou filha da
Antonia, mais conhecida como "Toinha" que é filha da Dona Ernestina da rua do ABC.
Esta "Selma" é uma que é casada com Zezinho???? Se for ela é super amiga da minha mãe. E esta farmacia ai do lado da loja é da minha tia Aldenora.

Bjos, abraços a todos e morrrrooooo de saudades de Delmiro, boa parte da minha infancia foi lá. Hoje moro em Goias.

César Tavares disse...

Oi Taciana não sei te afirmar isto. Vamos aguardar outros comentários. Assim como vc eu tb estou fora da cidade há muitos anos. Tinha uma professoara nos meus tempo de GVM que se chamava tb Ernestina. Não creio que seja a sua avó. Era a Ernestina Bandeira irmã do Augusto.

Grato pela participação e querendo enviar qualquer material para ser postado basta entrar em contato por email.

abraços.

Ô_Ô Fernando Informática disse...

ESSA LOJA REALMENTE É UM PATRIMONIO DELMIRENSE. JA FIZ VARIAS COMPRAS NESSA LOJINHA. ANTIGAMENTE A LOJA TINHA A COR VERDE...

Anônimo disse...

Se não estiver enganado, vc Taciana morava numa casa perto da praça Pe. Cícero indo em direção ao Palmeirão, quase em frente a um clube de esquina que não lembro o nome. Você é prima de Viviane Araújo, que mora (ou morava) próximo à casa de Valmir (bafão) filho do Sr. Valdemar. David

Eduardo Menezes disse...

Personagens da 3ª foto:

Edvânia – Não tenho referências da família dela, mas lembro que ela namorava um cara que a gente chamava de Titá.

Geraldo – Filho de Chico Sanfoneiro, conhecido mundialmente pelas pessoas de Delmiro Gouveia por Geraldo Bocão.

Selma – Também não sei dizer qual sua família, mas muito tempo depois dessa foto ela casou com André, filho de Percília. Sim, isso mesmo, a dona do famoso “Cabaré de Percília”, casa de utilidade pública que ajudou muito marmanjo a “adentrar no mundo social, político e artístico”.

Qaunto ao clube que David fala, deve ser o antigo Privê.

Anônimo disse...

Vc não esta enganado David, sou eu mesma. Só que naquela epoca eu devia ter uns 6 anos, hoje tenho 28. Semana que vem chego ai em Delmiro justamente para batizar o filho de Viviane, minha prima. Mas eu não lembro de vc... quem vc é??? Estudamos junto no Vicente ou no Francisca Rosa??? Era meu vizinho???

Taciana

Anônimo disse...

Olá, Taciana, a memória não está falha. Estudei contigo na Escola Francisca Rosa da Costa, juntamente com Viviane, Weverton, entre outros. Acho que a última vez que a vi foi em 91 ou 92, à época, me parece, você residia no RJ...; Quando encontrar Viviane ou Liliane, podes comentar, pois ambas me conhecem. Em tempo, desejo-lhe sorte e sucesso em sua trajetória. Ah, digamos que eu sou um “ilustre” desconhecido...
David