sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ainda Sobre o casa de Luiz Xavier.



Texto originalmente postado em 19 de abril de 2006 no blog anterior. Uma foto do local onde aparece o detalhe da casa por volta de 1915 e outra da casa em janeiro de 2006 de autoria de Paulo da Cruz.
Texto de César Tavares
"O horror, o horror", já dizia o Marlon Brando em "Apocalypse Now" interpretando um coronel maluco embrenhando nas selvas vietnamitas. Tal fala foi inspirada nas últimas palavras do personagem Kurtz no livro "Coração das Trevas"(Heart of Darkness) de 1902 do polonês Joseph Konrad. E as mesmas palavras talvez sejam compatíveis com o nosso desapontamento ao ver as fotos que ilustram este post(uma continuação do anterior) sobre o que restou da Casa do Sr. Luiz Xavier e seu entorno. Dá uma pena ver o que fizeram com algo que era bem representativo na nossa Macondo e em nossas lembranças juvenis

E o sentimento também partilhado por estes dois depoimentos:

Email enviado por Paulo da Cruz. César, Estou enviando o que talvez seja a última foto do antigo casarão de Luiz Xavier. A foto foi tirada da Praça Delmiro Gouveia, e por isso pegou também o prédio do antigo Cine Real. O Cine Real tem história. Foi lá que passou o primeiro filme brasileiro com nu frontal: Os Cafajestes, com Jece Valadão e Norma Benguel. Eu não assisti, era criança na época, porém lembro que os comentários duraram vários dias.

Comentário feito no post anterior por Rouse Vilar. Aii que saudades me deu vendo essa casa que para mim é a casa de sonhos da minha infância, a casa de Tia Irene (irmã da minha avó e esposa de Luiz Xavier). Brinquei muito nesse quintal, que parecia uma floresta de tão grande...rs Amava essa casa, tinha vários quartos, salas...adorava brincar de esconde-esconde..rs Fiquei triste ao ver o descaso com ela ao longo dos anos e mais triste quando em visita recente à Delmiro vi que foi completamente demolida, pois é...só restaram as fotos e as lembranças! Rouse 17-04-2006 15:29:05

Agora é com vocês. O que vocês sugerem para o lugar? Sem ironia nenhuma(risos) Seria interessante um Posto de Gasolina? Um Lavajato? Uma loja de Material de Construção? Dê a sua sugestão. Comentem.

Um comentário:

Paulo da Cruz disse...

É muito triste quando não se preserva a memória do passado. Isso se aplica a história familiar e também a das cidades. Tanto tem se apregoado sobre o resgate da história de DG e não se vê quase nada sendo feito quanto a isso. Será que a história de DG se resume a do fundador. Claro que não. Existiram outros partícipes nesse processo. Além do mais onde entram os prédios históricos, que fizeram parte do quotidiano de muitas pessoas. O Cine Real é um deles. Além do fato de ter sua própria identidade, pela sua conformação arquitetônica e tipos de filmes que exibia etc., etc.