segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Grandes Figuras Delmirenses: Vírgilio Gonçalves.


Entre o material novo que por ventura possa chegar irei intercalando postagens feitas anteriormente nos blogs antecedentes dando inicio a série: GRANDES FIGURAS DELMIRENSES.

Sexta-feira, Março 30, 2007

UM POETA DELMIRENSE: HOMENAGENS AO VIRGÍLIO GONÇALVES

Olá Pessoal, Há um bom tempo que não posto textos meus. Quase não tenho mais nada para lembrar. E o blog vai caminhando graças à boa vontade de alguns abnegados e fanáticos delmirenses. Mas a curiosidade sempre leva a fuçar coisas na net sobre assuntos da terrinha. E por estes dias, terminei encontrando algo interessante no site da prefeitura de DG: Um concurso de Poesia e uma homenagem ao poeta Virgílio Gonçalves.

No entanto o Virgílio já tinha sido citado num post no primeiro blog onde o tema era o PRPC- Ponto Regional de Propagandas Comerciais(isto em dezembro de 2004), na época o blog tinha menos visitas que agora. Por isto abaixo vai um enxerto do assunto então postado. O que prova(risos) que nos antecipamos em nossas homenagens a esta figura tão emblemática e participativa da cultura delmirense. O PRPC prestava todos os tipos de serviços de comunicação: Desde propagandas comerciais até anúncios fúnebres. Passando por uma extensa e pouca seleta programação musical, e indo até os famosos concursos de charadas propostos pelo seu mais famoso locutor: Vírgílio Gonçalves.

O Virgílio um sujeito alto, magro e com vozeirão característico de locutor era uma figura bem popular. Creio que ainda o seja. Faz anos que não sei nada sobre ele. Era uma pessoa bem informada. E tinha como hábito beber água que passarinho não bebe. Quebrando uma regra não escrita de não incluir textos de outros sites. Mas no caso a notícia é oficial e pública. Então eis o que está no site da Prefeitura.(texto na íntegra)

Prefeitura lança concurso de poesia 15 03 2007 Na noite do dia 14, quando se comemora o dia da poesia, a Prefeitura de Delmiro Gouveia lançou o concurso Antologia Poética Delmirense, que tem como objetivo valorizar o poeta da terra e descobrir novos valores. Na mesma noite o poeta Virgílio Gonsalves lançou o seu livro de cordel Fim do Mundo. O evento aconteceu no Museu da Pedra e reuniu o prefeito Marcelo Lima, secretários municipais, vereadores e populares. No seu discurso Virgílio agradeceu o apoio do prefeito Marcelo Lima para a realização do cordel. "Estou muito feliz em poder realizar mais este sonho. Só tenho a agradecer ao prefeito e a todos que me ajudaram desta Prefeitura", disse Virgílio. Marcelo enfatizou o trabalho que Virgílio desenvolve no município e reconheceu o grande talento do artista. "Virgílio está de parabéns porque a história dele é a história do município de Delmiro Gouveia, contada nos seus versos e poesias", falou. A secretária de Turismo, Cultura e Esportes, Dayse Freire, apresentou o concurso de poesia, que conta com a participação dos alunos da rede pública municipal e toda a comunidade, cujas poesias selecionadas serão publicadas em um livro. Além do concurso na qual resultará em um livro, o projeto Antologia Poética Delmirense prevê ainda um incentivo permanente aos poetas através de recitais e encontros dos poetas. "O que nós queremos é valorizar o nosso artista e dar oportunidade aos mesmos de mostrarem sempre o seu trabalho", frisou Dayse. Que bom saber que o Virgílio Gonçalves ainda está na ativa. E melhor ainda saber que a cidade reconhece o seu talento e o homenageia ainda em vida.

A foto da capa do livro do poeta delmirense é uma colaboração do Abrahão.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho este livro. Muito bom! David

Anônimo disse...

Eu tambem tenho ja lee podem crêr e muito bom procurem na biblioteca municipal de delmiro vcs naum vao se arrepender vao brincar e se maravilhaor com prosas e versos lindos...

Anônimo disse...

Este livro é ótimo,quem não leu não sabe o que está perdendo.

Anônimo disse...

Eu também recomendo. O livro é muito bom e divertido.Kelinha

Anônimo disse...

Quero dizer que o livro é muito bom, o Vigilio é uma pessoa muito inteligente,deveríamos dar mais valor as crias da casa ok? Lenilda.

Adriana Zampolo disse...

Meu nome é Adriana zampolo Gonçalves e sou nora de Virgílio Gonçalves, mulher de seu filho que mora em São Paulo, Luciano Jorge Gonçalves. Adorei quando dizem que meu sogro bebe água que passarinho não bebe!
Quero deixar meu recado dizendo que meu sogro é um grande poeta e que tudo que estão dizendo dele é verdade.
Parabéns à todos da matéria em especial para meu sogro.

Anônimo disse...

Tenho o livro e muito bom e reforca a cultura nordestina