sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Um Casarão Delmirense



Texto postado originalmente em 16 de abril de 2006 no blog anterior e fotos de Paulo da Cruz.
Texto de César Tavares
O casarão branco e imponente para os padrões da época dominava uma das esquinas da principal rua da cidade de Delmiro Gouveia. Era ladeado pelo Cine Real e por um beco. Era a famosa casa do Sr. Luiz Xavier. Lembro vagamente que ele era um senhor magro, alto e com ares austeros. Era comum vê-lo aos finais das quentes tardes delmirenses na varanda sentado numa cadeira de balanço a ler os jornais do dia. Não sei ao certo qual era o seu ramo profissional. Parece-me que era proprietário rural. Corrijam-me os parcos leitores.

A casa em si e o beco ao lado hoje em dia viraram acidentes geográficos. É comum alguém se referir é ali perto da casa de Luiz Xavier. Ou então corta caminho pelo Beco de Luiz Xavier que você chega logo na Rua do ABC. O beco talvez tenha algumas histórias. Num passado distante parece-me que abrigou algumas meninas conhecidas por um trabalho nada fácil. Não sei ao certo. Era bastante garoto ainda para entender isto. Mas faz parte das lendas urbanas. Sintam-se à vontade para acrescentarem algo ao imaginário coletivo da cidade.

Voltando ao casarão, segundo o Paulo da Cruz comentou num dos posts, foi num passado mais distante ainda, creio que nos tempos do pioneiro o hotel Delmirópolis. Talvez o primeiro da cidade. Pela foto que ilustra este post. Percebe-se que o casarão sofreu algumas intervenções arquitetônicas. E para pior. Fizeram um puxadinho. Abriram um pequeno ponto comercial que ao meu ver tirou boa parte da beleza de seus traços originais. Uma pena. Premido pela economia e pelo imediatismo de se gerar renda mata-se uma parte do passado. Enfim acontece o mesmo em outras partes do país. Falta de planejamento urbano e preservação das raízes.

Agora vamos contar um causo: dos filhos do Sr. Luiz Xavier parece-me que deles foi diretor geral do trânsito no estado de Alagoas. Era o Rubens Vilar. Mais conhecido como Rubão. Em 1974 ele foi candidato ao senado pela Arena. E isto ninguém me contou. Ate hoje guardo na lembrança que num comício realizado em frente ao antigo Mercado Público, ele empolgado fez uma promessa aos esportistas delmirenses: Que no ano seguinte o Delmirense Futebol Clube estaria disputando o campeonato alagoano. Ora fácil perceber que ele estava de olho nos votos dos aficcionados por futebol, um nicho de mercado eleitoral com enorme potencial de votos. A cidade nesta época tinha um campeonato regular com seis times disputando: Palmeirinha, Pedra Velha, Bom Sossego, Unique, Veneza e Atlético. Então a sua intenção era que se formasse uma seleção com os melhores e daí saísse o tal Delmirense para disputar o campeonato estadual. Moral da história: 32 anos depois ainda não se tem nenhum time local a disputar o tal campeonato. E olhe que a cidade hoje está entre as maiores do estado. Alguns anos depois o Rubão foi candidato ao senado por um estado da região norte. Não lembro o estado (talvez o Amapá) e nem sei se foi eleito. Já não mais morava em DG.

Por gentileza retifiquem ou ratifiquem a informação. Com vocês a palavra. Que histórias mais se têm sobre o casarão? E o beco? E o Cine Real ao lado? Contem suas histórias. E agora é com vocês.
Enfim comentem.

Um comentário:

Unknown disse...

O Rubens Vilar de Carvalho foi senador pelo estado de Alagoas, de 1988 a 1989, e deixou o cargo antes de concluir seu mandato, para assumir o governo de Roraima, em abril de 1990, por indicação do presidente Fernando Collor de Melo (1990-1992), em substituição a Romero Jucá, que deixou o cargo para concorrer a uma vaga no Senado no pleito de outubro daquele ano. Vilar permaneceu à frente do Executivo estadual até março de 1991, quando passou o governo a Otomar Pinto, primeiro governador eleito de Roraima.