segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Grandes Figuras Delmirenses: Teresinha Bandeira


Entre o material novo que por ventura possa chegar irei intercalando postagens feitas anteriormente nos blogs antecedentes dando inicio a série: GRANDES FIGURAS DELMIRENSES.

Quinta-feira, Junho 08, 2006

Nossa colaboradora a Claudia Ribeiro é delmirense formada em Administração de Empresas, faz Ciências Contábeis e trabalha numa construtora como Consultora e também exerce atividades profissionais na prefeitura de Ipojuca/PE. E atualmente reside no Cabo de Santo Agostinho. E hoje ela nos traz uma fotografia onde além dela criança(criança em primeiro plano) numa festa escolar aparece uma pessoa bastante conhecida na cidade: A Terezinha Bandeira.

Quando fiz o Curso Primário no Grupo Escolar Francisca Rosa da Costa nos idos de 1969/72, ela era a diretora. A meninada tinha um medo terrível dela. Ela impunha respeito. O fato engraçado que achávamos naqueles tempos era que a escola era pequena, apenas quatro salas de aula e não tinha campainha (cigarra) para anunciar os horários de entrada, saída e recreio. Isto era feito com o uso de um chocalho barulhento, destes que se penduram nos pescoços de bovinos ou caprinos. E era a Terezinha quem balançava o chocalho. Então era um tal de blém blém infernal.

Corria a lenda que quando tinha algum menino mais afoito fazendo trelas, ela não contava conversa, metia o bendito chocalho na cabeça do infeliz. Pura lenda. Nunca presenciei tal fato.

Em junho de 2002, após 21 anos que eu tinha saído de DG. Numa visita ao GVM junto com o meu filho, encontrei-a. E quando fui cumprimentá-la ela ainda se lembrava de mim. Fiquei um tanto comovido com a situação. Afinal em sua vida como diretora ela conheceu centenas ou milhares de crianças. E você conseguir lembrar-se de uma delas tantos anos depois é um fato louvável. Uma memória espetacular.

Agora é com vocês. Quais suas lembranças dos diretores e professores delmirenses? E da Terezinha em especial você tem alguma história interessante para contar? Registre suas lembranças delmirenses por aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

César, Terezinha sempre foi uma figura engraçada e querida pelos delmirenses já discuti muito com ela principalmente política, uma vez que minha família sempre foi opositora do seu irmão Zé bandeira, porem após alguns anos sem ir a Delmiro quando retornei ela me reconheceu e acima de tudo sempre me tratou com respeito, coisa rara pra ela que sempre gostava de brincar. Lembro-me de uma vez que ela chamou um dos assessores de Bandeira de viado e ele era muito brincalhão e respondeu com rima: "MESMO SENDO VIADO EM DG E CORNO EM TACARATU EU SOU MELHOR DO QUE TU". A professora que aparece na foto com o papel seria a BETA MONTEIRO? Adailton

Anônimo disse...

TERESINHA BANDEIRA...
Grande personalidade delmirense, a qual tive a honra de conviver muitos anos no GVM. Teresinha sempre acobertava minhas travesuras no ginasio kkk. Em 2008 tive a oportunidade de reve-la depois de 7 anos. Continua com sua grande alegria e simpatia para com todos. Sem duvidas Teresinha merece um titulo de cidadã Delmirence. Muito valida essa homenagem em nosso blogger.

Eduardo Menezes disse...

O marido de Terezinha é conhecido por Chico do Bode. Como ele é marchante e vende carne no Mercado Público Municipal eu achava que esse apelido era porque ele também vendia bode, Terezinha me garantiu que não é por isso, disse ainda que só eles dois sabem a origem do apelido e mais ninguém e é segredo. Senti que há uma história meia "cabeluda" por trás disso e que me encucado até hoje.
Alguém sabe dizer de onde veio o apelido CHICO DO BODE?

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Será que é porque ele tinha o costume (ou ainda tem) de "comer" bode? hehe

textos reflexivos disse...

MEU TIO QUERIDO, "CHICO DO BODE'NA VERDADE EU NAO O CHAMO ASSIM,CHAMO PELO NOME DE BATISMO RSRSRS ,PRA FELICIDADE DELE RSRSR . ESSA É OUTRA HISTORIA, SE ELE ACOMPANHASSE O BLOG ELE SABERIA DO Q ESTOU FALANDO...