quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

RMDG: Região Metropolitana de Delmiro Gouveia.



A temática do blog sempre ficou restrita a nossa Macondo sertaneja. Raramente postamos imagens que não sejam da terrinha. Mas isto não é uma regra fixa. Aliás, não há regra nenhuma. Portanto vamos abrir um pouco o leque. Mas se os leitores me permitem vamos brincar um pouco. Passaremos a considerar DG como uma metrópole e as cidades circunvizinhas orbitarão em sua área de influência. Será então referenciada pela sigla RMDG (Região Metropolitana de Delmiro Gouveia).

Claro que a decisão é puramente bairrista, e os possíveis leitores das cidades-satélites poderão revidar por aqui e fazerem apologia das suas plagas. Não há nenhum problema. Não seguiremos nenhum critério histórico, geográfico, cultural ou demográfico. Apenas pura brincadeira entre vizinhos. E assim também estaremos divulgando na medida do possível outras Macondos.

E começamos com três fotografias bastante interessantes. Duas de Água Branca, da qual a antiga Pedra (atual Delmiro Gouveia) foi distrito e uma belíssima imagem de Piranhas, que creio ser dos anos 40.

As imagens de Água Branca nos foram enviadas pelo Tiago Santos.

Agradecemos todas as visitas, comentários e colaborações que recebemos ao longo deste ano. E desejamos um FELIZ 2009 PARA TODOS.

9 comentários:

César Tavares disse...

Morei em DG de 06/69 até 03/81, e durante este tempo nunca fui nas vizinhas Água Branca e Piranhas. Estive em AB apenas em 2002 e em Piranhas 2005. Duas cidades bastante bonitas e interessantes.

Anônimo disse...

Lembro de uma vez uma partida de futebol entre as agremiações de Delmiro e Água branca, os "Vencedores esporte Clube" (time do prof. Valdemar do Patrocinio Souza, vulgo chefe dos escoteiros) e um outro da 7ª série de Água Branca... fomos transportados em uma caminhonete D-20 de "Galba" de Mata-Grande num fuzuê da gôta serena. A partida ia em favor do time de Delmiro e o "chefe" que não entendia nadinha de futebol dando pitacos na atuação do árbitro querendo inclusive antecipar o fim da partida. Pois bem alguém da zaga do vencedores cometeu um penalti, O chefe exigiu que o pênalti fosse cobrado com "barreira". começou aí uma confusão das grandes. Sumiram com a bola e a partida acabou no 1 X 0. A bola até hoje procuram...

Anônimo disse...

A todos que por aqui passam um 2009 de muitas realizações!

Observando as imagens da fotografia do meio em que temos várias pessoas perfiladas para o evento, vejo a denominação de um sacerdote que teve o privilégio de ser o batizador do então famigerado Lampião e ai me vem a famosa pergunta, como ser veridico tal fato ocorrido em território alagoano (que Lampião tivesse sua religiosidade tudo bem),mas como vamos confirmar isso se as terras alagoanas era somente de passagem?

Abraços!

César Tavares disse...

Estou de férias e dando uma pequena viajada. Espero que na volta tenhamos material novo.

Lima 51 disse...

César acho arretado essas fotos antigas, conheci a casa do Barão de Água Branca e conheço bem a cidade de Piranhas, não comento muito as fotos de pessoas por não conhecer mesmo.

Anônimo disse...

Desde pequeno que trago na mente os nomes de Água Branca e Piranhas, pelos comentários a respeito das cidades, feitos pelos mais velhos na minha casa, principalmente da minha avó. Morei muito tempo em Delmiro mas nunca estive naqueles lugares. Permanece a curiosidade. Lembro-me que eram cidades que abasteciam a feira da Pedra de Delmiro - Piranhas, com peixes, verduras, etc, trazidos pelo trem; - Água Branca, com muitas frutas, mel de engenho, rapadura, etc, trazidos por animais de carga que passavam extamente na minha rua, a Rui Barbosa.

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber se o Danúbio que sempre fala no seu Blog é o mesmo que é irmão de mais oito,que morava na Rua Delmiro Gouveia e que eu tive o privilégio de conhecer em meados de 78. Galera Iluminada.Em ordem crescente: Remir,Renato, Erilo, Calosman, Blesman, Gerilo, Danilo, Murilo e Danúbio. Saudades. (Kelinha)

César Tavares disse...

Kelinha é ele mesmo. Inclusive no blog anterior e no site em hpg há uma antiga foto com parte da troupe dos irmãos.

E vc Kelinha querendo enviar qualquer material para ser postado basta entrar em contato por email.

Grato

César Tavares disse...

Kelinha é ele mesmo. Inclusive no blog anterior e no site em hpg há uma antiga foto com parte da troupe dos irmãos.

E vc Kelinha querendo enviar qualquer material para ser postado basta entrar em contato por email.

Grato